Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Espanhol que recebeu transplante de rosto deixa o hospital e aparece em público pela primeira vez

O homem que passou por um transplante de rosto no fim de março, na Espanha, recebeu alta do hospital nesta segunda-feira e apareceu pela primeira em público. Oscar, de 31 anos, agradeceu aos médicos e à família, falando com dificuldade durante entrevista coletiva concedida ainda no hospital Vall d’Hebron, em Madri.
O procedimento ao qual o fazendeiro foi submetido durou 24 horas e incluiu o transplante de mandíbula, nariz, maçãs do rosto, músculos, dentes e pálpebras. Há cinco anos, segundo os médicos, o fazendeiro atirou acidentalmente contra o próprio rosto, que ficou deformado.
De acordo com o líder da equipe de cirurgiões, Joan Pere Barret, Oscar passará por um período de recuperação que pode levar de 12 a 18 meses. Durante esse tempo, ele receberá tratamento psicológico e fisioterápico, para recuperar até 90% das funções da face. Há dois meses, o paciente voltou a falar e , agora, está apto a comer alimentos macios e ingerir líquidos, porque já conseguiu recuperar parcialmente o movimento dos músculos da face.

Pós-operatório - Um dos maiores desafios de Oscar é superar a rejeição ao novo rosto, que já ocorreu duas vezes - quatro semanas após a cirurgia e cerca de três meses depois do procedimento. Nos dois casos, os médicos foram capazes de manter o transplante por meio de remédios.
 
Durante a coletiva desta segunda-feira, Oscar parecia tranquilo e observava os repórteres com olhos que ainda não fecham completamente. A irmã dele, que não foi identificada, disse que o espanhol está ansioso para voltar a ter uma vida normal.
 
O primeiro - Além da Espanha, a França também reivindica o título de país onde foi realizado o primeiro transplante total de rosto. No início do mês, um hospital francês anunciou que o procedimento havia sido feito pela primeira vez em um homem de 35 anos, e que o transplante realizado pelos espanhois não teria sido tão completo quanto o deles. O paciente francês recebeu um rosto novo, inclusive com canal lacrimal - segundo eles, a diferença de um transplante completo. Desde 2005, quando o primeiro transplante de rosto foi feito - na época, parcial - 12 procedimentos do tipo foram realizados, três deles na Espanha.
Fonte: Veja.com
 Edição: Emanoel Fernandes.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo