Adolescente de 17 anos ainda é um bebê de 1 ano
Nos Estados Unidos um caso chama a atenção e desafia a medicina, é que uma adolescente de 17 anos tem a idade física e mental de um bebê de 1 ano. Brooke Greenberg mede apenas 80 cm e pesa 7,5 kg. Até hoje não foi descoberto o que ela tem e porquê não se desenvolve. No começo a criança era aparentemente normal, mas o tempo passou e a família notou que ela não mudava. Os médicos que estudam o caso da americana
classificaram o que ela tem de "Síndrome X". Seu comportamento é identico ao de um bebê, hoje ela é saudável, feliz, mas quando tinha três anos passou por graves problemas de saúde ela sofreu um derrame, doenças respiratórias, várias úlceras que perfuraram o estômago. A menina ficou dois anos anos no hospital, superou todos os problemas, a família tinha se aliviado, só que, dias depois, a mãe, Melany, conta que recebeu uma ligação do hospital informando que foi diagnosticado um tumor no cérebro da criança. Sem esperanças os pais já se preparavam para a morte da menina, chegaram até a comprar um caixão; mais tarde veio outra notícia de que o tumor havia desaparecido milagrosamente, Brooke já não corria mais risco de vida e passou a viver sem sérios problemas como antes e nunca mais foi internada, mas tantos danos a saúde acabaram deixando sequelas, e hoje, ela não consegue engolir nada, sua alimentação é feita por sonda.
Visitando o quarto da adolescente a mãe diz que poucas coisas mudaram desde que a menina nasceu, pares de sapato que já possuem uma década ainda estão lá, pois a mesma forma que a menina tinha ao seu primeiro ano de idade, ela ainda possui. Quando perguntada se notou alguma diferença na garota de um ano para cá, a mãe, diz: "Não, ela continua da mesma forma que foi a 17 anos atrás, nada nela mudou". O que se desenvolve normalmente na menina é apenas o cabelo e as unhas. Com duas tomografias, uma de Brooke e outra de uma adolescente normal, o médido mostra que no de Brooke aparecem vários pontos escuros que significam que aquela parte do cérebro não se desenvolveu, enquanto a da outra não possui manchas. A irmã de 14 anos de Booke conta que ela é a preferida da irmã, pois possuem um "ligamento especial", as duas engatinhavam juntas, hoje a imã mais velha continua no colo, com a aparência de um bebê, e a irmã mais nova é que parece ser a mais velha.
A garota que intriga os médicos e a medicina não possui apenas uma idade. Partes do corpo possuem uma idade diferente, explica o médico que a estuda. Segundo ele, as idades que ela tem são as seguintes: A idade cronológica é de 17 anos, o corpo e a mentalidade são de um bebê de 1 ano, dentes de 6 e ossos de 10. Pesquisas não trazem esperança de cura e nem uma estimativa do tempo de vida, mas explicam que ela não sofre, já que não possui sentimento. Ela sente frio, calor, fome, reconhece os pais, mas não tem um sentimento mais complexo, como o de um apego, por exemplo.
A família lamenta não poder vê-la dirigindo, tendo uma profissão, fazendo coisas que uma garota da idade dela faria. O que eles querem e sempre esperam, é que a filha amanheça saudável e feliz no dia seguinte. "Nós aprendemos a não fazer planos, aprendemos a viver um dia de cada vez", afirma Melany, ao balançar da cabeça do pai, concordando com a esposa.
Com 1 ano
3 anos
3 anos
7 anos
16 anos
Edição de varias fontes