Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como amenizar as alergias na primavera

A estação das flores traz muitas cores vibrantes e aromas perfumados. Mas com ela, também chegam as inconvenientes alergias respiratórias, bastante comuns nesta época do ano. 

Isso porque, além do ar seco e da variação de temperatura, características típicas da primavera, há também a liberação de pólen das flores que desabrocham nessa estação, agravando ainda mais a situação de quem sofre com alguns tipos de alergias. 

As respiratórias são as mais comuns entre os meses de agosto e dezembro, como explica o médico Nélson Augusto Rosário Filho: “Com recorrência sazonal na primavera, essa alergia é conhecida como
polinose, e tem como características intensa rinite e conjuntivite alérgica.” 

Coceira no nariz, olhos vermelhos e lacrimejantes, espirros incessantes e vias respiratórias entupidas costumam ser os sinais mais aparentes das alergias bastante comuns no sul do Brasil, onde há grande ocorrência de polinização das flores. 

No entanto, as alergias também podem ser causadas por vírus ou bactérias, tendo os sintomas aparentes durante o ano inteiro. E segundo o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, a alergia não significa falta de defesa e sim uma defesa exagerada do organismo. “O sistema imunológico da pessoa alérgica consegue interpretar quando uma substância é tóxica e protege o organismo de sua entrada”, esclarece Alfredo.

De acordo com Filho, cerca de 25% da população brasileira tem rinite alérgica e 12% na região Sul, tem alergia ao pólen de gramíneas. Ele lembra que na primavera o pólen está em dispersão no ar e que o melhor a fazer para amenizar os sintomas é manter janelas fechadas, preferindo o uso de ar-condicionado para filtrar o ar. “Automóveis que têm ar condicionado devem ter o filtro trocado anualmente”, reforça Filho.

O médico lembra que a rinite alérgica não tem cura, mas que existem tratamentos que aliviam os sintomas, desde que realizados corretamente, proporcionando qualidade de vida ao paciente. Dependendo do caso, é necessário recorrer a vacinas, medicamentos e até a cirurgias, por isso, é tão importante consultar um médico especialista. 

Uma das formas saudáveis de se evitar ou amenizar os sintomas das alergias é mantendo o organismo resistente, fortalecendo o sistema imunológico. Para isso, nada melhor que ingerir bastante líquido e alimentos ricos em vitaminas C e aminoácidos como a cisteína, presentes na couve-de-bruxelas, no alho, na cebola, brócolis, aveia e gérmen de trigo. 

“Uma das principais vitaminas que diminuem a alergia respiratória é a vitamina C. Já a cisteína é precursora de uma substância essencial para a produção de muco no trato respiratório, protegendo assim, a mucosa das vias respiratórias”, explica o médico nutrólogo Dr. Milton Mizumoto.

Atividades físicas também são, em geral, grandes aliadas da boa saúde, e, especialmente nestes períodos de tempo seco, devem ser feitas, preferencialmente, pela manhã. Algumas atitudes simples também podem ajudar a reduzir a hipersensibilidade para você aproveitar o que há de melhor da estação, confira abaixo as dicas que:

- Procure manter a casa o mais limpa possível e evite acúmulo de pó doméstico habitual e do pólen das plantas; 
- Ao realizar a limpeza, prefira um pano úmido a vassouras e espanadores, pois evita que o pó se espalhe no ambiente;
- Utilize aspirador de pó para limpar carpetes e tapetes. Evite deixar roupas expostas ao vento mais tempo do que o necessário para secar; 
- Mantenha portas e janelas fechadas, especialmente à tarde, para evitar a entrada de pólen e poluição; 
- Em dias muito quentes e secos, mantenha o ambiente umidificado com aparelhos específicos ou vasilhas com água nos ambientes e restrinja a exposição ao sol; 
- Não se esqueça de limpar com frequência os filtros de ar do ar-condicionado e do veículo.

Dr. Milton Mizumoto, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Dr. Nélson Augusto Rosário Filho é diretor científico da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia ( Asbai).
Dr. Marcelo Alfredo é médico otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André (SP).
Fonte: Taeq

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo