Saiba como evitar problemas ao transmitir vídeos pela web
O Twitter ainda não é forte o suficiente para tirar a liderança do Orkut como a rede social preferida dos brasileiros, mas usuários de um serviço chamado Twitcam – que se integra ao perfil do Twitter e transmite vídeos ao vivo – têm causado polêmica pela maneira com que aparecem em frente à câmera.
Em julho, a Polícia Civil anunciou a investigação de um caso de pornografia envolvendo adolescentes de Porto Alegre (RS). Um jovem teria postado cenas eróticas de dois menores de idade. Os dois não chegaram a ter relações sexuais, mas o vídeo mostra partes íntimas do corpo da garota de 16 anos. Na ocasião, o adolescente disse que, se recebesse 20 mil acessos, tiraria a virgindade da menina.
Depois da vitória por 2 a 1 contra o Grêmio Prudente, no dia 1º de agosto, alguns dos reservas do Santos se envolveram em uma confusão via
Twitcam e deixaram os dirigentes do clube muito irritados. Na transmissão, o goleiro Felipe humilhou um usuário que o chamou de “Mão de Alface”, dizendo: “o que eu gasto de ração com meu cachorro é o seu salário por mês”.
Twitcam e deixaram os dirigentes do clube muito irritados. Na transmissão, o goleiro Felipe humilhou um usuário que o chamou de “Mão de Alface”, dizendo: “o que eu gasto de ração com meu cachorro é o seu salário por mês”.
A repercussão foi tão negativa que a diretoria do clube promoveu uma transmissão por meio do perfil oficial do Santos em que os jogadores se retrataram. Como nem todo mundo tem a mesma oportunidade de tentar contornar os estragos na internet, onde um deslize ganha proporções inimagináveis, o cuidado precisa ser constante.
Danielle Lourenço, pedagoga e consultora em uso responsável da tecnologia, diz que mesmo sem ter uma legislação específica para a internet, quem deixa de lado o bom senso pode ser processado por algo que diz em uma transmissão pela webcam.
- É uma lenda urbana que a internet é terra de ninguém. As pessoas acham que por falta de uma legislação específica para internet, que elas não vão responder por exemplo por crimes como injúria, calúnia ou difamação.
Veja algumas dicas para transmitir vídeos com segurança e responsabilidade
- Nunca se esqueça que a internet é uma espécie de praça pública. Tudo o que aparece é visto por milhares de pessoas
- Prefira exibir um ambiente agradável aos espectadores
- Comer, beber e fumar em frente à câmera são atos desrespeitosos com quem assiste
- Exerça a liberdade de expressão, mas sem emitir opiniões preconceituosas
- Evite expor a família ou alguma coisa que esteja ligada a sua identificação no mundo real como o endereço ou local de trabalho
- Nem tudo na web é anônimo. Mesmo sem mostrar a identidade, se algum crime for cometido, há meios de rastrear seu autor
- Cenas de nudez ou sexo não devem ser mostradas
- Pais precisam monitorar o que os filhos falam nas transmissões. Os adultos são responsáveis pelas atitudes de quem é menor de idade
Fonte: R7