Celulite: o mal que 99,9% de mulheres sofrem
O que é celulite?
Celulite é uma doença que provoca acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifestam externamente através do aspecto "acolchoado" e/ou em "casca de laranja".
2. O que causa a celulite?
É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
3. Quem sofre com esse problema? Este problema estético ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.
4. Quais são as principais dicas para se reduzir a celulite?
Reduza o consumo de calorias diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, pois representam nossa maior fonte concentrada de calorias, acumulando mais do que o dobro de calorias das proteínas e carboidratos. Prepare-os no vapor, grelhados, cozidos ou assados.
Evite, sempre, as frituras, ricas em gorduras. Procure utilizar pouco óleo nas preparações, inclusive no tempero de saladas. Prefira o azeite ou óleos como o de canola ou girassol. Evite os doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate, pois possuem grande quantidade de gorduras e alta concentração de calorias.
Prefira as frutas ou se fizer muita questão dos doces, escolhas os feitos a base destas. Evite os molhos gordurosos, preferindo sempre os mais simples. Coma moderadamente, usando o bom senso e pratique exercícios regularmente.
Prefira os alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na excreção de excesso de gorduras e colesterol da dieta. Utilize sal com moderação, pois o excesso deste, é responsável pela retenção de líquidos pelo organismo.
Mastigue bem os alimentos, este processo permite que o processo digestivo seja mais lento, tendo maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro e, assim, diminuindo a vontade de continuar a comer. Lembre-se o cérebro precisa de 20 minutos para receber os estímulos de saciedade.
Faça várias refeições ao dia em pequenas porções, facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.
5. Quais são os tratamentos mais indicados para combater a celulite?
Drenagem Linfática Manual: é uma massagem com o objetivo de ativar a circulação e o sistema linfático. Com isto o corpo humano tem mais facilidade de livrar das toxinas e dos radicais livres.
Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite. Excelente como manutenção de outros tratamentos.
Duração da Sessão: 20/60 minutos
Nº de Sessões: 20 Sessões (2 - 3 por semana)
Resultado: Indicada para todos os graus de celulite, apresenta excelentes resultados nos graus mais iniciais, podendo chegar a eliminá-la.
Endermologia: é realizada através de um equipamento que massageia a pele de forma profunda, atingindo a gordura localizada. Sua tecnologia à vácuo tem a capacidade de dissolver os nódulos de gordura, realizando uma drenagem linfática.
Duração da Sessão: 45 minutos
Nº de Sessões: 15-30 Sessões (2 - 3 por semana)
Sub incision: pequena intervenção cirúrgica, recomendada para as depressões provocadas pela celulite mais avançada. Pode ser realizada isoladamente para as depressões mais recentes e rasas, ou associada a uma lipoescultura, no caso das mais antigas.
A sub incision é feita no consultório, com anestesia local, e a paciente volta para casa logo depois do procedimento. O médico usa uma agulha fina e cortante para romper as fibras enrijecidas, que repuxam a pele em algumas áreas e formam os furinhos.
Duração da Sessão: 45 minutos
Nº de Sessões: 1 a 5 Sessões (mensal )
Laser: é a próxima novidade no tratamento da celulite de uma forma efetiva, inovadora, segura e indolor, com resultados duradouros e visíveis.
Na verdade o laser não trabalha sozinho e o processo é chamado de Fotomologia, esse processo associa o Laser de Diodo (915 nm) à Luz (650 nm) e a endermologia já muito bem consagrada. Essa tecnologia que por sinal é aprovada pelo governo americano para o tratamento da celulite (FDA) mas ainda aguarda aprovação da ANVISA , trata a celulite recuperando os adipócitos dilatados e fibras sépteas fibrosas com uma tecnologia térmica e não-destrutiva.
Repara as células de gordura, com a combinação da energia do laser de diodo, da luz, os roletes de contorno e o vácuo, para seletivamente agir sobre os componentes responsáveis pelo aparecimento da celulite. O resultado é uma pele mais firme e com aparência mais lisa e uniforme .
Em resumo: a Fotomologia estimula os processos metabólicos para minimizar as causas essenciais da celulite, como edema, circulação sanguínea debilitada e redução do metabolismo, restaurando o tecido. Duração da Sessão: 20 minutos Nº de Sessões: 8 a 12 Sessões (mensal )
Lembrete final: a Fotomologia é um programa de tratamento que irá ajudar a pele a ficar mais macia, firme e retraída e a reduzir a aparência da celulite mas essa não pode ser curada, e sim melhorada. Não existe tratamento milagroso que irá remover 100% da celulite nem mesmo a lipoaspiração. Cuidado!!!
Fonte: Capitanbado