Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A mandioca virou bandeja

As bandejas de isopor, usadas para embalar frutas, carnes, etc. Podem estar com os dias contados. Pouco ecológicas, as bandejas artificiais agora têm uma concorrente à altura. Cláudio Rocha Bastos, depois de passar por várias empresas do setor, identificou a oportunidade de aliar meio ambiente a bons negócios.

Bastos há dez anos fundou a empresa CBPak e desde então vem desenvolvendo a tecnologia para produzir bandejas feitas a partir da fécula da mandioca, um material renovável e biodegradável.

Mandioca, Aipim, Macaxeira :Arbusto perene natural do Brasil Amido . Fécula.Polvilho Principal subproduto, abundante em todo o país

"Essa bandeja tem as mesmas especificações de uma bandeja de isopor".
O novo produto parece isopor, mas é biodegradável. se decompõem em até 180 dias A fábrica está localizada no interior do estado de São Paulo, em São Carlos.
"Embalagem é um item importante do ponto de vista ambiental, pois produz muito resíduo. Com um produto feito a partir de matéria-prima renovável e biodegradável, você faz uma cadeia sustentável".

O único empecilho dessa tecnologia é o preço. "O custo é cerca de duas vezes maior em comparação com as bandejas feitas de isopor, mas isso vai ser reduzido à medida que tivermos uma produção em escala maior."

Outros produtos produzidos pela empresa:
Cantoneiras para embalagens.
 Piso para Containers.
 Pallets industriais.

- Tubete, pequenos recipientes para o cultivo de mudas de plantas, usada em reflorestamentos (planta-se a muda com o tubete, reduzindo custos e perdas no processo, e ainda serve de adubo).
As bandejas foram noticiadas já faz algum tempo e por enquanto existe muito pouco delas por aí.

Esperamos que este não seja mais um produto (somente) para exportação, a exemplo do que acontece com as sacolas biodegradáveis, onde o Brasil é o único que tem essa tecnologia e toda sua produção é exportada para o Reino Unido.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo