Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dá para crescer depois de adulto?

Quase nada. Depois da adolescência, só com muita dor e reza braba, Se você é verticalmente prejudicado, não se iluda: depois que a fase natural de crescimento passa, é difícil conseguir resultados significativos, e o único tratamento que funciona é complicado, durante a puberdade, somos afetados de duas formas pelos hormônios sexuais.

 Primeiro, eles estimulam a liberação do hormônio do crescimento. É o que gera o famoso estirão. Mais tarde, porém, eles provocam a calcificação das cartilagens de crescimento entre os ossos. Enquanto houver cartilagem, há esperanças. Depois… “Uma vez fechadas, há pouco crescimento adicional”, diz a endocrinologista Leila Pedroso de Paul. “Atingimos 97% da nossa altura final aos 13 anos de idade óssea para meninas e aos 16 para meninos.” É a vida.

Osso duro de roer 
O método Ilizarov é o único que funciona depois de adulto – e é também muito parecido com tortura

1. Armadura
O procedimento demora até um ano. Primeiro, são colocados anéis de metal ao redor da perna, que são fixados cirurgicamente ao osso por pinos. Os anéis são ajustáveis e se afastam por roscas.

2. Quebra tudo
Com a ajuda de uma serra cirúrgica, a parte exterior e mais dura do osso é quebrada e separada. Agora já é possível ajustar a distância entre os pedaços do osso com a ajuda dos anéis.

3. Esticão
Aos poucos, o paciente afasta a fratura, num ritmo de 1 milímetro ao dia. O osso fica mais comprido à medida que cicatriza. O ganho de altura pode ser de até 5 centímetros – já a dor é imensurável

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo