Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cientistas programam robô para coletar fezes

Robô PR2 (Foto: Reprodução)

Você já deve conhecer o PR2, aquele robô que pode ser programado para mapear todo um ambiente, prédio, corredores, e até para pegar um elevador e buscar um sanduíche para as pessoas. Agora, este camarada de lata serve também para outra função, que talvez seja a mais útil de todas até o momento: coletar fezes do chão.

Quem conseguiu criar essa façanha foi Bem Cohen e seus colegas do laboratório da Universidade da Pensilvânia. Depois de passar uma semana inteira imerso em pesquisas e programação, eles conseguiram criar uma espécie de “sonar” para detectar fezes no robô. E isso faz com que a máquina exerça uma função que nenhum ser humano gosta: coletar dejetos.

Ele atua de uma forma objetiva. Realiza uma espécie de varredura no ambiente e detecta potenciais fezes espalhadas pelo chão. Depois, o PR2 utiliza uma espécie de pá, recolhe o desejo e o despeja em um balde. A detecção ocorre por meio da cor, de forma que a taxa de erro do robô é bem baixa. De 100 tentativas, ele acertou 95 vezes.

Ainda há muito trabalho pela frente para que o PR2 se torne um “profissional” em coletar fezes, já que ele apenas consegue coletar objetos que são, digamos, sólidos. Sua resposta em testes inicias, no entanto, foi bem positiva. Este protótipo foi apresentado em São Francisco, durante a IROS (International Conference on Intelligent Robots and Systems) deste ano.
Fonte: TechTudo

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo