Futebol jogado com uma bola de fogo na Indonésia
Bola Sepak Api, ou o jogo da bola de fogo, é uma atividade única realizada pelos indonésios como tradição para receber o mês do Ramadã. É muito parecido com o futebol, inclusive tem as mesmas regras do esporte bretão, onze contra onze tentando fazer gol na equipe adversária, só que os jogadores não usam chuteira e a bola arde em fogo.
Como dá pra imaginar, uma bola de futebol normal, não duraria muito tempo pegando fogo, assim o Sepak Bola Api é jogado com uma bola especial feita a partir de cascas de coco que são imersas em gasolina ou querosene. Segundo algumas fontes, a bola fica mergulhada no líquido por até sete dias, enquanto outros afirmam que apenas 30 minutos são suficientes para mantê-la durante um jogo inteiro.
Embora o jogo seja o destaque das noites indonésias, os rituais pré-jogo são bem importantes para os jogadores. Além da força física e habilidade, os jogadores também precisam treinar o seu espírito, e passar por um ritual especial que supostamente torna-o insensível ao fogo. Jejuam durante 21 dias antes da grande partida, recitam suas orações especiais, evitam alimentos cozidos com fogo e contendo os elementos da vida e passam por um dia inteiro de jejum e uma noite sem dormir. Depois de passar por todas as etapas, os jogadores já não temem o fogo e assim jogam descalços e até usam o corpo e cabeça para lidar com a bola.
Fonte: MID