Impressora 3D fabrica protótipos de ossos para cirurgias
MERECE TROFÉU: Protótipo de uma bacia impresso em 3D. Quase 7 vezes mais barato do que um similar feito à mão
Uma nova técnica em uso na Escócia promete tornar as cirurgias ósseas muito mais precisas e, ainda assim, mais baratas. Trata-se da impressão de protótipos de ossos em 3D.
Quando os médicos vão fazer uma operação complexa (como reposicionar um antebraço ou um quadril), é recomendável que usem modelos no formato do osso real do paciente para calcular o ângulo exato dos cortes.
O problema até agora era que esses ossos de mentirinha eram feitos de maneira artesanal, por alguns poucos profissionais especializados, e saíam quase pelo preço da cirurgia.
Mas o ortopedista Mark Frame, residente de uma rede pública de hospitais da Escócia, teve uma ideia brilhante. Fissurado por tecnologia, ele decidiu encomendar os ossos artificiais em empresas de impressão 3D.
Em vez de papel e tinta, usa-se plástico ou metal e um arquivo de computador tridimensional com as medidas do objeto a ser reproduzido, como um joelho ou cotovelo. “Antes, planejar uma cirurgia com protótipos era caro e pouco acessível”, diz Mark.
A produção artesanal de uma bacia, por exemplo, levava semanas e não saía por menos de US$ 3,9 mil. Agora, demora 12 horas e custa US$ 570. Moral da história: ficou mais rápido e barato botar o corpo no lugar.
Fonte: Galileu