Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nova tecnologia identifica câncer de pulmão através do hálito

O instrumento de análise pode ser montado em um desktop // Crédito: Divulgação
Um novo aparelho batizado de Metabolomx foi testado em mais de 200 pacientes na Clínica de Clevelando, nos EUA, e conseguiu prever a ocorrência de câncer de pulmão com precisão de 83%.

Para fornecer os resultados, o Metabolomx analisa componentes orgânicos presentes no hálito humano (chamados de Vocs). Quando existe o câncer de pulmão, componentes diferentes são produzidos, embora em uma quantidade mínima, e são capturados pela máquina. 

Ou seja, pelos Vocs do câncer estarem presentes em uma concentração menor no hálito, o aparelho de diagnóstico precisa ser extremamente sensível para identificá-los. 

Para operar a máquina, o médico precisa de pouco treinamento, já que ela tem uma configuração simples. O exame também dura poucos minutos, não exigindo muito do paciente. 

O melhor é que o custo do aparelho não é caro: várias partes são feitas de material descartável de baixo custo, como plástico e papel, o que torna a tecnologia acessível. E outra vantagem é que além de apontar a presença da doença, o Metabolomx também é capaz de definir qual é o tipo do câncer – o que, atualmente, requer uma biópsia, procedimento mais complicado.
Fonte: Galileu

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo