Por que as zebras são listradas?
Pesquisadores húngaros e suecos afirmam que as listras das zebras funcionam como uma espécie de repelente, tornando os animais menos atraentes para mosquitos hematófagos (que se alimentam de sangue).
Como isso acontece? Segundo a pesquisa da Universidade de Lund, a chave do mistério é a forma com que a luz é refletida pelas listras que afasta os insetos. Eles iniciaram o estudo analisando cavalos de pelagem negra e marrom e descobriram que, como a luz que bate neles é refletida de forma horizontal, ela acaba polarizada (mais suave). Por consequência, os mosquitos são mais atraídos por eles.
Já a luz que reflete de cavalos com pêlos brancos “viaja” em todas as direções, fazendo com que esses animais sejam menos incomodados por mosquitos.
Mas e as zebras? Para testar o que acontece com as primas listradas dos cavalos, os pesquisadores colocaram três bonecos no campo (um de cor escura, um branco e um listrado) e passaram cola por cima deles. A cada dois dias, os insetos que ficavam grudados nos modelos eram coletados e contados pelos cientistas.
A descoberta foi que a pelagem listrada atrai ainda menos insetos que a branca e, quanto mais finas forem as listras, menos deles se aproximam.
Essa é apenas uma das explicações oferecidas pela ciência para a pelagem das zebras. Cientistas já afirmaram que ela oferece uma vantagem contra predadores, que ficam confusos ao verem muitas delas correndo. Outras teorias dizem que as listras servem para regular a temperatura corporal dos animais e que uma zebra consegue reconhecer a outra através de suas listras.
Fonte: Galileu
Fonte: Galileu