Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

10 coisas que você não sabia sobre Bruce Lee, a lenda das artes marciais

A morte de Bruce Lee, uma das grandes lendas das artes marciais, completou 40 anos no mês passado. Nascido nos Estados Unidos e criado em Hong Kong, ficou conhecido pelas incríveis cenas de luta que protagonizava em filmes como Operação Dragão e A Fúria do Dragão.

Porém, existe mais na história de Bruce Lee do que seus movimentos de kung fu. O apelido de "pequeno pavão", cunhado pela família, e o título no campeonato de Cha Cha de Hong Kong são algumas peculiaridades da vida do ator. O Papel Nerd selecionou 10 curiosidades sobre Bruce Lee que provavelmente você não sabia. Confira:
1 | Bruce Lee é norte-americano – e também um pouco alemão

Apesar de conhecido pelos filmes de artes marciais e de ter sido criado em Hong Kong, Bruce Lee não é chinês. O ator nasceu em San Francisco, na Califórnia , em 27 de novembro de 1940 e sua única cidadania foi a norte-americana. Além disso, possui ascendência alemã por parte de mãe.

2 | Nasce o Dragão

Segundo a tradição chinesa, Bruce Lee nasceu na hora do dragão , entre as 6h e as 8h, no ano do dragão, 1940. A combinação dos sinais é vista como um bom presságio na tradição oriental. A mistura entre o ocidente e o oriente já está no nome do lutador. "Bruce" foi escolhido por uma enfermeira que estava atendendo no hospital em que nasceu. “Jun Fan” foi o nome dado por sua mãe e significa “despertar e fazer Fan (no caso os EUA) próspero” – ela sentia que, depois de crescido, Bruce iria retornar aos Estados Unidos.
3 | Apelido carinhoso

A família de Bruce Lee o chamava pelo apelido de “Sai Fon”, nome feminino que significa “pequeno pavão” . Isso porque seus pais acreditavam que os deuses não queriam meninos na família (o primeiro filho do casal morreu ainda jovem). Assim, ao chamar o filho por um nome de menina eles esperavam enganar as forças do mal.

4 | Currículo

Ainda jovem, Bruce Lee não era um aluno exemplar . Aos 12 anos, em 1952, foi estudar na escola La Salle College, em Hong Kong – colégio de língua inglesa só para meninos. Devido ao fraco desempenho e um histórico de brigas e confusão, ele foi expulso depois de alguns anos. Bruce Lee sempre se referiu à sua arte marcial como gung fu em vez de kung fu. A explicação: as duas têm o mesmo significado, porém, quando escrita com “g”, a palavra faz referência à pronúncia em cantonês e, quando se usa o “k” – a forma mais conhecida –, é indicativo da pronúncia em mandarim.
5 | Mestre Yip Man

Foi aos 13 anos que Bruce Lee se tornou aluno do Mestre Yip Man, professor do estilo Wing Chun do gung fu. Mas, no começo de seu treino, o jovem usava sua força para derrotar seus adversários. Foi por meio dos ensinamentos de Yip Man que Lee entendeu que a arte marcial lhe dava a confiança necessária para não ter que defender sua honra por meio de lutas.

6 | Bruce Lee lutava boxe...

Além de praticar artes marciais, Bruce Lee também era um ótimo boxeador. Em 1958, aos 18 anos, ele foi o campeão do Campeonato Interescolar de Boxe . Ele venceu a luta final por nocaute. Também aos 18 anos, Bruce foi declarado vencedor do campeonato de cha cha de Hong Kong de 1958 . Ele treinava seus passos de dança com tanto empenho quando seus golpes de gung fu, e mantinha um caderno com mais de 108 movimentos de cha cha.
7 | Ator mirim

As primeiras aparições de Bruce Lee na televisão aconteceram na infância. Seu primeiro papel foi ainda bebê, e aos 18 anos já tinha 20 filmes no currículo . Seu nome artístico era Li Xiaolong (“pequeno dragão”).

8 | De volta aos Estados Unidos

Bruce Lee voltou aos Estados Unidos em 1959 , onde passou a morar em São Francisco, cidade onde nasceu. Porém, não foi o gung fu que o ajudou a se manter no novo país – e sim o cha cha. Seu primeiro trabalho foi como um instrutor de dança. Porém, Bruce Lee não ficou na Califórnia por muito tempo. Logo ele se mudou para Seattle, onde ingressou na Universidade de Washington . Graças a seu interesse por gung fu, ele escolheu filosofia como curso . Foram nos anos de faculdade que conheceu a mulher, Linda Emery, e criou o Instituto Jun Fan Gung de Fu – escola de artes marciais que o ajudou a pagar pelos estudos.
9 | A estreia na TV Americana

O primeiro papel de Bruce Lee na TV americana foi na série “The Green Hornet” (“O Besouro Verde”), de 1966. Com apenas uma temporada o programa não foi um sucesso, mas Lee provou ser um bom ator quando, mesmo no papel coadjuvante, chamou mais atenção do que o protagonista (Van Williams). Como o começo da carreira de ator foi um pouco devagar, Lee dava aulas de gung fu para celebridades como forma de ganhar dinheiro. Steve McQueen, James Coburn e James Garner foram alguns de seus alunos.

10 | A morte antes de “Operação Dragão”

Foi com o filme “Operação Dragão”, de 1973, que Lee alcançou o sucesso no mundo e virou uma lenda das artes marciais. Porém, o ator morreu apenas seis dias antes do lançamento do longa , no dia 26 de julho, em decorrência de um edema cerebral agudo .

Fonte: IG

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo