Tecnologia do Blogger.

domingo, 29 de setembro de 2013

Fotos de tempestades supercélula de tirar o fôlego

Pese a que pareça, estas imagens não mostram naves alienígenas invadindo o planeta ou explosões vulcânicas ou fumaça da explosão da fábrica em São Francisco do Sul. Na verdade é uma tempestade supercélula que se forma pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem), como estas fotos tiradas neste verão pelo esloveno Marko Korosec.

Caçadores de tempestades como Korosec costumam se reunir na região central dos EUA, onde o ar quente e úmido do Golfo do México se encontra com o ar frio e seco das montanhas criando as condições perfeitas para tornados e super-tempestades.

Muitos caçadores de tempestades têm veículos especialmente equipados com sensores que ajudam a rastrear o desenvolvimento das tempestades e, em caso de necessidade, para evitar a sua ira. Estas tormentas em geral são acompanhadas por fortes rajadas de ventos, chuva de granizo, relâmpagos perigosos, e muitas vezes formam tornados.

Korosec fez estas fotografias durante uma expedição de 26 dias nos EUA durante o verão boreal passado. As imagens foram registradas nos estados do Texas, Kansas e Colorado. Ele teve que passar pelo menos uma hora perto de cada tempestade a uma distância que não superava um quilômetro.

- "Eu costumo observar tempestades em uma posição tão segura quanto possível, para evitar quaisquer condições perigosas que podem causar danos a nós ou ao veículo. Perseguir tempestades geralmente significa um monte de movimento para lá e para cá como forma de estar sempre fora do possível caminho que a tempestade e o seu ciclone irá assumir", diz Marko.
Fonte: MID

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo