Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O que acontece quando a lava encontra o gelo?

A lava é o material expelido pelo vulcão quando ocorre a erupção, sendo derivada do magma, material em fusão que se encontra na superfície do planeta. Ela tem uma temperatura que varia entre 600ºC e 1250ºC, sendo capaz de derreter tudo o que encontrar pela frente.
Quanto ao gelo, nada mais é do que a água em seu estado sólido, sendo seu ponto de fusão 0ºC.

O que aconteceria se a lava se unisse ao gelo?

Foi o que os pesquisadores da Universidade de Syracuse, nos EUA descobriu realizando uma pesquisa chamada de Project Lava (Projeto Lava), na qual fizeram experiências que testemunharam a interação de um fluxo de lava vulcânica em superfícies de neve.

Como fizeram isso?

Os cientistas derreteram 300 quilos de rocha basáltica, e em seguida derramaram-na sobre o gelo para conferir o resultado.

O que descobriram?

O choque da lava com a neve resulta na formação de bolhas pela vaporização do gelo. Querem ver? Então confiram no vídeo abaixo:

Bem bizarro, não é mesmo?

No entanto o material incandescente nem sempre só derrete o gelo e o fluxo sob a superfície, sendo capaz de deslizar sobre o solo gelado mais livremente através de uma espécie de "lubrificação" pelo vapor, fazendo com que a descida seja mais rápida.

Vulcão Eyjafjallajoekull - Islândia

Por isso que em lugares onde há vulcões cobertos de neve, as erupções vulcânicas são ainda mais perigosas, podendo resultar em inundações, podendo destruir recursos valiosos e causar explosões. Podemos encontrar esses casos na Islândia e Sicília.

Fonte - Megacurioso

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo