Lavas e chamas azuis criam um visual incrível em um vulcão na Indonésia
Olivier Grunewald é um fotógrafo especializado em clicar paisagens naturais. A primeira vez em que ele ouviu falar do vulcão Kawah Ijen, localizado na Indonésia, foi em 2008 e a curiosidade em registrar a beleza do local foi quase instantânea.
Por esse motivo, ele se juntou a Régis Etienne, que é presidente da Sociedade de Vulcanologia de Genebra, para fotografar o Kawah Ijen, que é conhecido por ter um lago de águas ácidas e pela mineração de enxofre que acontece a céu aberto no coração do vulcão.
Esses dois aspectos fazem com que a permanência no local seja extremamente perigosa por causa do dióxido de enxofre que toma conta do ar, mas mesmo assim o fotógrafo e o especialista fizeram várias expedições até o vulcão para reunir cenas e fotografias que dessem conta de toda a beleza do fenômeno e da difícil vida das pessoas que vivem da mineração de enxofre.
UMA SUBSTÂNCIA, VÁRIAS CORES
É justamente esse composto que faz com que, à noite, o vulcão ganhe um visual incrível. Quando a combustão do enxofre – iniciada pelos mineradores com a ajuda de tochas – entra em contato com o ar, ele se liquefaz e isso dá origem às impressionantes chamas azuis, enquanto o enxofre derretido parece uma lava igualmente azul. As chamas podem chegar a ter cinco metros de altura.
Durante o resfriamento, o enxofre apresenta tons de vermelho e laranja, até formar grandes cristais amarelados – a cor que boa parte de nós geralmente associa à substância. Esses pedaços de enxofre são coletados e vendidos pelos mineradores. O destino da substância costuma ser as indústrias química e alimentícia.
Ao todo, Grunewald e Etienne passaram 30 noites em condições extremas para criar um documentário sobre o vulcão, que será lançado em março na França. Para divulgar esse trabalho, os profissionais lançaram um teaser, que pode ser conferido aqui. Abaixo, você fica com algumas fotografias de Olivier Grunewald:
Fonte da imagem: Reprodução/Olivier Grunewald
Fonte da imagem: Reprodução/Olivier Grunewald
4) NO CORAÇÃO DO VULCÃO
Fonte da imagem: Reprodução/The Big Picture
Fonte da imagem: Reprodução/The Big Picture
Fonte Sploid Olivier Grunewald YouTube The Big PictureSociedade de Vulcanologia de Genebra