Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

5 coisas que as fezes dizem sobre a sua saúde

As fezes de uma pessoa podem dizer muito sobre a sua saúde. Quantas vezes se vai ao banheiro, e a quantidade de resíduos que se expulsa, podem indicar a saúde digestiva geral. 

"O aparelho digestivo contém células bacterianas mais do que há células em todo o corpo", afirma o Dr. Jean-Pierre Raufman, gastroenterologista da Escola de Medicina da Universidade de Maryland.

"É muito importante que os nossos intestinos funcionem bem para absorver os nutrientes necessários, mas também impedir a entrada de todos os alimentos, produtos químicos e germes que podem nos fazer mal", acrescentou. 

Enquanto a maioria das pessoas provavelmente não querem pensar muito em fezes, elas não deixam de ser uma função do corpo essencial que pode dizer-lhes se alguma coisa está errada, da mesma forma que a urina também o pode fazer. 

Uma mudança em evacuações pode ser devida apenas a uma mudança na dieta, mas também pode significar que o corpo está a lutar contra uma infecção ou lidar com uma doença grave. Aqui estão cinco dicas sobre o que as suas fezes lhe podem dizer sobre a sua saúde.
5. Cor 

A cor das fezes é muitas vezes um reflexo do que você come. Enquanto vários tons de marrom são considerados normais, algumas cores como o preto ou amarelo não o são. O preto pode indicar sangramento no estômago ou na primeira parte do intestino delgado. 

Os suplementos de ferro podem escurecer as fezes para um verde escuro. Tomar medicamentos contendo bismuto, como Pepto-Bismol, ou comer alcaçuz preto também pode causar fezes pretas. As fezes vermelho brilhante normalmente sugerem que o sangue é proveniente da parte inferior do aparelho digestivo, tal como o intestino grosso, recto ou ânus. 

Fezes brancas ou amarelo pálido também podem significar um problema. A razão pela qual fezes é marrom é por causa da nossa produção normal de bile. Se há um problema com o fluxo de bile, pode significar um problema como o cancro das vias biliares ou do pâncreas, ou até hepatite.

4. Forma 

A mudança na forma de fezes também pode ser motivo de preocupação. As fezes que são estreitas e finas como lápis são consideradas por alguns especialistas um sintoma de cancro do cólon. Pode ser um sinal de obstrução na parte inferior do cólon, o que significa que o intestino está parcialmente bloqueada.

Outro sinal de um problema potencial são as fezes moles. Fezes que fica ao lado do vaso sanitário, ou são difíceis de limpar, podem indicar a presença de muito petróleo. Tal pode significar que o corpo não está a absorver as gorduras corretamente. 

Doenças como a pancreatite crónica bloqueiam o corpo ao absorver adequadamente a gordura. Se as fezes flutuam depende da quantidade de gás nelas contidas. Geralmente, as fezes que se afundam ou flutuam não significa que há um problema.

3. Cheiro 
Embora o cheiro das fezes possam ser bastante desagradáveis, cheiros que são particularmente estranhos, ou a falta de cheiro, não devem ser ignorados. As fezes são compostas por alimentos não digeridos, bactérias, muco e células mortas.

Geralmente cheiram mal por causa das bactérias e parasitas, mas também podem ter compostos que produzem um odor desagradável. Se você tem sangue nas fezes, normalmente têm um odor estranho em particular.

Além disso, fezes com uma grande quantidade de gordura podem cheirar particularmente mal. As razões para um mau cheiro podem incluir certos medicamentos, ter comida que ficou presa no cólon durante muito tempo, ou ter uma infecção.

2. Prisão de ventre 

Fezes secas e duras que são difíceis de eliminar são um sinal de prisão de ventre. As pessoas que com prisão de ventre podem ter movimentos intestinais numa periodicidade inferior a três vezes por semana. 

Esta é uma queixa comum, e a maioria das pessoas experimentam pelo menos uma vez nas suas vidas. Pode ser causada por uma série de fatores, incluindo uma dieta pobre, falta de exercício, certos medicamentos, falta de líquidos ou várias desordens intestinais. 

Se ignorada, a prisão de ventre pode levar a complicações como hemorroidas ou sangramento retal. A melhor maneira de aliviar os sintomas é seguir uma dieta rica em fibras bem equilibrada, beber muita água, tentas fazer exercício regularmente e ir ao banheiro quando você sentir vontade.
1. Diarreia

Diarreia acontece quando fezes soltas e aquosas passar por suas entranhas muito rapidamente. Geralmente dura um ou dois dias e desaparece por conta própria. É uma forma normal do corpo se livrar de substâncias tóxicas, como bactérias ou infecções virais, mas também pode levar à desidratação.

Parasitas encontrados na água e alimentos podem entrar no corpo e perturbar o sistema digestivo, que causam a diarreia, que pode durar vários dias. A diarreia também pode sugerir um problema mais sério. Diarreia que dura pelo menos quatro semanas pode ser um sinal de uma doença crônica, como a síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn. 

Mas diarréia também pode ser um sinal de goma de mascar que contém álcool de açúcar, como xilitol ou sorbitol. Alguém que mastiga um ou dois pacotes de chiclete sem açúcar por dia também pode ter diarreia. 

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo