Esses 10 inventores foram tragicamente mortos pelas próprias invenções
É difícil imaginar os inventores não ficarem animados com suas próprias invenções. Após gastar horas, dias ou mesmo anos em uma única criação, deve ser emocionante ver algo finalmente ganhando vida como se imaginava.
No entanto, algumas invenções nunca pareceram funcionar corretamente. Não é inédito gastar toneladas de tempo trabalhando em algo novo, apenas para vê-lo explodir em seu rosto. Para estes poucos infelizes, isso é literalmente o que aconteceu. Os trabalhos de sua vida os levaram a uma morte precoce.
Franz Reichelt, 1879-1912
Nascido na Áustria, Franz Reichelt criou o que é agora chamado de “Alfaiate Voador” – um terno de um aviador que deveria funcionar como um pára-quedas em caso de uma emergência. Embora testes usando manequins e outros objetos inanimados vestindo o terno tenham sido bem-sucedidos, Reichelt testou o terno em si mesmo saltando da Torre Eiffel, mas o mesmo não funcionou.
Horace Lawson Hunley, 1823-1863
Hunley serviu como engenheiro marinho para a Confederação durante a Guerra Civil Americana. Sua criação do primeiro submarino de combate, chamado CSS Hunley, parecia que daria ao Sul uma grande vantagem. No entanto, durante os testes do equipamento, Hunley e outros sete membros da tripulação foram incapazes de trazer o submarino para a superfície, fazendo com que todos a bordo se afogassem.
Thomas Andrews, Jr., 1873-1912
Thomas Andrews foi um construtor naval irlandês que desenhou um dos navios mais famosos de todos os tempos – o RMS Titanic. Andrews também teve a honra infeliz de viajar na viagem inaugural do navio “inafundável”, durante a qual afundou depois de bater em um iceberg. Andrews foi um dos muitos passageiros do Titanic que morreram no desastre.
Karel Soucek, 1947-1985
Karel Soucek vivia para o perigo. Em 1984, ele foi até as Cataratas do Niágara em uma espécie de barril caseiro, de alguma forma sobrevivendo a queda em uma velocidade de 120 km/h. No entanto, quando Soucek tentou um golpe semelhante um ano depois do telhado do estádio Houston Astrodome, sua engenhoca falhou, causando sua morte.
Max Valier, 1895-1930
Max Valier criou motores de foguete que acabariam por servir como ponto de partida para os primeiros motores de naves espaciais. Os mecanismos de Valier usavam combustíveis líquidos, que ele achava que podiam ser usados tanto para veículos espaciais quanto terrestres. Infelizmente, menos de um mês depois de testar o primeiro “carro-foguete”, um dos motores de Valier explodiu, matando-o instantaneamente.
Marie Curie, 1867-1934
Marie Curie fez contribuições extensas e descobertas no mundo da radiação e radioatividade. No entanto, desde que Curie estava constantemente trabalhando com materiais perigosos, ela se expôs a quantidades letais de radiação. Ela até mesmo transportava materiais radioativos em seu bolso. Isto eventualmente a levou a morrer de anemia aplástica, uma degradação da medula óssea.
William Bullock, 1813-1867
William Bullock criou a teia rotativa da Imprensa – uma grande melhoria em uma engenhoca semelhante construída por Richard March Hoe. A criação de Bullock ajudou a melhorar a indústria da impressão através de uma rápida produção de materiais de qualidade, que por sua vez permitiriam uma maior distribuição e maiores volumes de textos. Em 1867, quando ele estava instalando uma de suas máquinas de impressão, a perna de Bullock foi capturada pelo dispositivo. Pouco depois deste incidente, sua perna desenvolveu gangrena, e Bullock morreu mais tarde em uma mesa de operação.
Otto Lilienthal, 1848-1896
Otto Lilienthal se tornou tão influente no mundo da aviação que os historiadores se referem a ele como o “Rei Planador”. Lilienthal passou anos criando suas engenhocas aladas, que mais pareciam asas de pássaro do que os planadores que conhecemos hoje. Lilienthal também testou pessoalmente seus planadores. Infelizmente, quando uma de suas invenções falhou, ele caiu de 15 metros de altura e fraturou letalmente seu pescoço.
Aurel Vlaicu, 1882-1913
Aurel Vlaicu foi um dos primeiros construtores de aviões em 1900. O engenheiro romeno criou aeronaves menores até a conclusão de sua maior criação, o Vlaicu II. Durante uma tentativa de fazer o avião voar através das montanhas dos Cárpatos, o Vlaicu II falhou e caiu, levando seu xará com ele. As circunstâncias exatas do fracasso do avião ainda são desconhecidas.
Jimi Heselden, 1948-2010
Jimi Heselden é muitas vezes confundido como o inventor do Segway. Ele era, na verdade, apenas um empresário que comprou a empresa que tornou os veículos populares. Pouco depois de sua compra, Heselden acidentalmente montou um Segway a partir de um penhasco em Thorp Arch, na Inglaterra. Os investigadores descobriram que Heselden tentava reverter o veículo perto da borda da falésia, mas foi incapaz de fazê-lo, fazendo-o cair a 25 metros de altura.
No entanto, algumas invenções nunca pareceram funcionar corretamente. Não é inédito gastar toneladas de tempo trabalhando em algo novo, apenas para vê-lo explodir em seu rosto. Para estes poucos infelizes, isso é literalmente o que aconteceu. Os trabalhos de sua vida os levaram a uma morte precoce.
Franz Reichelt, 1879-1912
Nascido na Áustria, Franz Reichelt criou o que é agora chamado de “Alfaiate Voador” – um terno de um aviador que deveria funcionar como um pára-quedas em caso de uma emergência. Embora testes usando manequins e outros objetos inanimados vestindo o terno tenham sido bem-sucedidos, Reichelt testou o terno em si mesmo saltando da Torre Eiffel, mas o mesmo não funcionou.
Horace Lawson Hunley, 1823-1863
Hunley serviu como engenheiro marinho para a Confederação durante a Guerra Civil Americana. Sua criação do primeiro submarino de combate, chamado CSS Hunley, parecia que daria ao Sul uma grande vantagem. No entanto, durante os testes do equipamento, Hunley e outros sete membros da tripulação foram incapazes de trazer o submarino para a superfície, fazendo com que todos a bordo se afogassem.
Thomas Andrews, Jr., 1873-1912
Thomas Andrews foi um construtor naval irlandês que desenhou um dos navios mais famosos de todos os tempos – o RMS Titanic. Andrews também teve a honra infeliz de viajar na viagem inaugural do navio “inafundável”, durante a qual afundou depois de bater em um iceberg. Andrews foi um dos muitos passageiros do Titanic que morreram no desastre.
Karel Soucek, 1947-1985
Karel Soucek vivia para o perigo. Em 1984, ele foi até as Cataratas do Niágara em uma espécie de barril caseiro, de alguma forma sobrevivendo a queda em uma velocidade de 120 km/h. No entanto, quando Soucek tentou um golpe semelhante um ano depois do telhado do estádio Houston Astrodome, sua engenhoca falhou, causando sua morte.
Max Valier, 1895-1930
Max Valier criou motores de foguete que acabariam por servir como ponto de partida para os primeiros motores de naves espaciais. Os mecanismos de Valier usavam combustíveis líquidos, que ele achava que podiam ser usados tanto para veículos espaciais quanto terrestres. Infelizmente, menos de um mês depois de testar o primeiro “carro-foguete”, um dos motores de Valier explodiu, matando-o instantaneamente.
Marie Curie, 1867-1934
Marie Curie fez contribuições extensas e descobertas no mundo da radiação e radioatividade. No entanto, desde que Curie estava constantemente trabalhando com materiais perigosos, ela se expôs a quantidades letais de radiação. Ela até mesmo transportava materiais radioativos em seu bolso. Isto eventualmente a levou a morrer de anemia aplástica, uma degradação da medula óssea.
William Bullock, 1813-1867
William Bullock criou a teia rotativa da Imprensa – uma grande melhoria em uma engenhoca semelhante construída por Richard March Hoe. A criação de Bullock ajudou a melhorar a indústria da impressão através de uma rápida produção de materiais de qualidade, que por sua vez permitiriam uma maior distribuição e maiores volumes de textos. Em 1867, quando ele estava instalando uma de suas máquinas de impressão, a perna de Bullock foi capturada pelo dispositivo. Pouco depois deste incidente, sua perna desenvolveu gangrena, e Bullock morreu mais tarde em uma mesa de operação.
Otto Lilienthal, 1848-1896
Otto Lilienthal se tornou tão influente no mundo da aviação que os historiadores se referem a ele como o “Rei Planador”. Lilienthal passou anos criando suas engenhocas aladas, que mais pareciam asas de pássaro do que os planadores que conhecemos hoje. Lilienthal também testou pessoalmente seus planadores. Infelizmente, quando uma de suas invenções falhou, ele caiu de 15 metros de altura e fraturou letalmente seu pescoço.
Aurel Vlaicu, 1882-1913
Aurel Vlaicu foi um dos primeiros construtores de aviões em 1900. O engenheiro romeno criou aeronaves menores até a conclusão de sua maior criação, o Vlaicu II. Durante uma tentativa de fazer o avião voar através das montanhas dos Cárpatos, o Vlaicu II falhou e caiu, levando seu xará com ele. As circunstâncias exatas do fracasso do avião ainda são desconhecidas.
Jimi Heselden, 1948-2010
Jimi Heselden é muitas vezes confundido como o inventor do Segway. Ele era, na verdade, apenas um empresário que comprou a empresa que tornou os veículos populares. Pouco depois de sua compra, Heselden acidentalmente montou um Segway a partir de um penhasco em Thorp Arch, na Inglaterra. Os investigadores descobriram que Heselden tentava reverter o veículo perto da borda da falésia, mas foi incapaz de fazê-lo, fazendo-o cair a 25 metros de altura.