Tecnologia do Blogger.

domingo, 25 de outubro de 2015

7 coisas inventadas por mulheres que poucos sabiam

Quando pensamos em quem inventou alguns utensílio ou mesmo um eletro doméstico que usamos no dia a dia. Quase sempre imaginamos alguém do sexo masculino, certo? Não se preocupe, você não é a primeira pessoa que pensa assim!

A realidade é que nem sempre são eles que estão atrás de um grande invento, ao longo da história existiu muitas mulheres inventoras também. No entanto, já nos acostumamos a pensar que somente homens são capazes de tamanha criatividade.

A mesma coisa está acontecendo nesse exato momento, você deve estar lendo essa matéria e imaginando que foi um homem quem escreveu!

Pensando nisso separamos algumas invenções que talvez você nunca imaginou que por trás delas estaria uma grande mulher, mostrando sua capacidade e competência para criar algo tão indispensável no seu dia a dia!

Vidro invisível
O que seria de sua vida sem a existência do vidro invisível? Presente nas maiorias dos objetos que você usa em sua rotina, óculos, lentes de câmeras, carros etc…

Quem teve a brilhante ideia foi Katharine Blodgett, a primeira mulher cientista da General Eletric.

No ano de 1935, ela conseguiu enviar finas camadas de moléculas de vidro de um modelo para o outro, assim, bloqueando futuras distorções.

Banco imobiliário
Não é só no campo cientifico que elas conseguem invenções brilhantes, também contribuiriam para os jogos de tabuleiro. O famoso Banco Imobiliário, também conhecido como”Monopoly” foi inventado por Elizabeth Magie, no ano de 1906.

No começo ele não era apenas um passatempo, mas sim, usado para ilustrar uma teoria econômica que contradizia a desigualdade na distribuição de terras.

Com a ajuda do jogo, Magie demonstrava com mais facilidade como uma pessoa conseguia obter várias posses e outras tinham que se dedicar muito mais para conseguir alguma coisa.

Elizabeth nomeou o jogo como: “The Landlord’s Games, e o vendeu para a Parker Brothers no valor de apenas 500 dólares.

Cerveja
Por essa você não esperava! Conforme relata a historiadora Jane Peyton, por milhares de anos quem dominava a fabricação de cerveja eram exclusivamente as mulheres.

Há aproximadamente 7.000 anos, na Mesopotânia e na Suméria, era somente as mulheres que tinham permissão para fabricar a bebida. Já que a cerveja era vista como uma bebida sagrada, um presente oferecido por uma deusa. Por isso as mulheres são consideradas as inventoras da cerveja.

Escada de incêndio
Já notamos em filmes essas escadas e muitas pessoas não sabem a verdadeira utilidade dela. Criadas por Anna Connelly, no ano de 1897.

Alguns anos depois da invenção, em 1900, elas se tornaram obrigatórias em vários prédios construídos nos Estados Unidos, devido ao alto índice de incêndios.

Fibra Kevlar
Um material muito utilizado pelas indústrias atualmente, e é capaz de resistir o impacto de um tiro, sendo criado inesperadamente por Stephanie Kwolek no ano de 1966.

A química atuava na criação de materiais mais leves para pneus de carros, quando descobriu a fibra Kevlar, atualmente utilizada até mesmo para revestir alguns Smatphones.

Hidrômetro
Hypatia de Alexandria, teve a brilhante ideia de inventar o hidrômetro, um instrumento utilizado para medir o volume de água e até hoje ele é utilizado. Isso aconteceu em meados do ano 400 d. C., uma mulher talentosa, filosófa, matemática e astrônoma.

Limpadores de para-brisa
Imagine como seria andar de carro sem os limpadores de para-brisa, impossível não é? Seria um caos dirigir com o tempo chuvoso. Sorte que no ano de 1903 Mary Anderson elaborou esse item tão necessário para nossa segurança.

Quando implantado nos veículos eles eram totalmente manual, fazendo os motoristas acreditarem que seria mais seguro guiar em baixo de chuva e neve ao invés de utilizar o para-brisa.

Via Curiosidades Científica

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo