Veja como é a aparência de um cravo no microscópio
Os cravos são poros entupidos de gordura, sebo, nossa pele é recoberta por uma proteína que protege contra o ressecamento, chamada queratina. Ás vezes essa proteína atrapalha a saída dos poros, o que pode piorar com maquiagens e tintas por exemplo. A cabecinha preta do cravo nada mais é que a oxidação da proteína em contato com o ar. Então quando o poro se fecha, a glândula sebácea continua produzindo gordura, que vai se acumulando e daí temos o famoso cravo.
Uma evolução desse processo pode ocasionar o aparecimento de aracnídeos, que são ácaros, microscópicos: o Demodex folliculorum e o Demodex brevis. De acordo com o Live Science, os ácaros (que, sim, são parentes das aranhas e dos carrapatos) do tipo Demodex vivem dentro da pele de mamíferos, incluindo os seres humanos.
Geralmente, esses ácaros vivem uma coexistência benigna com os seus anfitriões. Mas se esse delicado equilíbrio for perturbado, ele pode causar condições como a sarna dos cães e até doenças de pele como a rosácea e a blefarite (inflamação das pálpebras) em seres humanos devido a uma “superpopulação” de Demodex.
Confira abaixo um destes ácaros no microscópio: