O Super-Humano que consegue correr mais de 560km sem parar
Dean Karnazes, que já correu 563 quilômetros sem parar, revelou que o feito só é possível devido à rara condição genética. Referência no esporte e autor de livros sobre o assunto, o ultramaratonista já foi eleito pela revista americana "Times" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.
O corredor de 53 anos diz que é capaz de desafiar a ciência porque seu corpo consegue eliminar ácido lático do seu organismo mais rápido do que o normal. Durante o exercício físico o corpo produz mais ácido lático nos músculos o que, em excesso, costuma causar câimbras e fadiga. "Não importa o esforço que eu faça, meus músculos nunca me atrapalham. Isso é algo legal se você planeja correr longas distâncias", disse ao jornal "The Daily Mail".
Ainda que seu corpo reaja diferente, ele se diz orgulhoso de suas conquistas. "Eu não me importo com quão rápido eu vou. Eu me importo com quão longe eu vou", afirmou. O ultramaratonista acredita que a baixa quantidade de gordura no seu corpo e sua dieta alcalina baseada na paleolítica também contribuem para a sua performance.
Segundo a fisiologista da Universidade da Califórnia, Nicole Marie Pinto, ouvida pela publicação, as conquistas de Karnazes vão além do normal. "Correr tão longe assim durante tanto tempo é uma conquista sobrehumana", afirmou a especialista.
Karnazes conta que desde a infância já corria além do normal. Enquanto completava 105 voltas na pista de atletismo da escola, seus colegas conseguiam fazer apenas 15. Ao sair da escola, ele deixou a corrida e só voltou a treinar aos 30 anos. Desde então virou referência no esporte. Em 2006, ele correu 50 maratonas durante 50 dias. A experiência se transformou em um de seus livros, o “50 maratonas em 50 dias”.
Via Marie Clarie / BUD