Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 12 de julho de 2016

10 Estátuas que só podem ser vistas debaixo d’água

Esta é a chance de você tirar uma selfie única – afinal de contas, não é todo o dia que você pode marcar um rosto debaixo d’água com uma sereia dos Recifes do Grand Cayman ou com o Cristo do Abismo de Key Largo, na Flórida. Algumas destas estátuas já foram cenários para filmes e outras permanecem com suas origens desconhecidas. A seguir se liga nas 10 estátuas misteriosas que só podem ser vistas debaixo d’água.
© Justin Lewis / Getty Images

A estátua Amphitrite da Grand Cayman

“Ela tem duas partes que são mais brilhantes do que qualquer outra”, diz Keith Sahm, gerente geral do Sunset House Resort, sobre a estátua da sereia que pesa 272 kg, localizada no mar, a 50m a partir do ponto sudoeste da ilha. Ela encontra-se em uma profundidade de 15m – sendo de fácil acesso para mergulhadores.
© Chris Parsons / Nauticam

A estátua do Guardião dos Recifes da Grand Cayman

Dar um beijo no Guardião dos Recifes traz sorte e boas energias – é o que diz Nancy Easterbrook, que afundou o tritão no jardim da frente à “Divetech”, sua loja de mergulho em Grand Cayman. Easterbrook também afirma que o mesmo escultor que criou o Guardião, trabalhou na sereia de Sunset House. “Eles são como irmão e irmã”, diz ela “eu imagino que debaixo d’água eles se comunicam como os golfinhos.”
©Jason de Caires Taylor/Barcroft Media/Getty Image

Museu de Arte Subaquático de Cancún, México

“É fascinante quando a luz solar se espalha e mostra todas as cores das esponjas que crescem nas estátuas”, diz Jason de Caires Taylor, criador das 500 esculturas em tamanho real que compõem esta instalação submarina em Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc, no México.
© Jason deCaires Taylor

Para aproveitar a experiência completa, Taylor recomenda que os visitantes aprendam a mergulhar. Ele diz: “você quer dar um passo e ver toda a instalação; a beleza de ser um mergulhador, é estar em um mundo 3D – você não está sujeito à gravidade, que te obriga a ver tudo ao nível dos olhos, como se estivesse numa galeria”. Veja mais sobre o trabalho original de Jason em sua página no Facebook.
© jasondecairestaylor.com

“Ocean Atlas” de Nova Providência (Bahamas)

A maior estátua que se encontra embaixo d’água também é obra de Taylor, uma menina de 18 metros de altura e 60 mil quilos no fundo do mar na costa de Nassau, nas Bahamas. A obra foi feita a partir de um cimento neutro especial e simboliza a necessidade imediata de conservar o oceano, já que está localizada em um lugar onde os recifes de coral estavam em estado crítico. “Há uma refinaria com vazamento de óleo para os recifes de coral”, diz Taylor. “Quando os turistas testemunham o óleo, a estátua se torna bastante útil para pressionar a refinaria.”
© Julie Gautier

Cristo do Abismo da Riviera Italiana (Portofino)

No mesmo lugar onde o pioneiro mergulhador italiano Dario Gonzatti perdeu a vida em 1947, agora existe um Cristo de bronze, medindo 2,5m de altura, criado pelo escultor italiano Guido Galletti. Está há 10m abaixo da superfície e, é bastante famoso entre apneístas e mergulhadores que desejam homenagear seus entes queridos que deram seus últimos suspiros no mar.
© Getty Images / Aurora Creative

Cristo do Abismo de Key Largo, Flórida.

O molde criado por Guido Galletti deu origem a três figuras. A segunda delas está na costa de St. George’s, em honra à tripulação italiana perdida do navio Bianca C, destruído por um incêndio no porto de St. George’s. A última foi um presente à Underwater Society of America, em Nova York. Colocada em um recife a 8m de profundidade na costa de Key Largo, no John Pennekamp Coral Reef State Park, na Flórida, suas coordenadas GPS são amplamente divulgadas, tornando o local uma das atrações submarinas mais visitadas do planeta.
© Martin Zapanta

Gruta subaquática, Bohol, Filipinas

Em setembro de 2010, o prefeito da cidade de Bien Unido Nino Rey Boniel construiu uma gruta sob o mar na Província de Bohol (Filipinas) para criar um ponto de peregrinação para os católicos mergulhadores da cidade. Tudo isso para impedir práticas de pesca ilegais – como o uso de dinamite e cianeto – e preservar a vida marinha.
© Shawn Miller

Yonaguni nas ilhas Ryukyu do Japão

Como ou o que criou a “Atlantis asiática” ainda é um mistério. Esta série de formações de arenito de Okinawa (Japão), tem ângulos retos, terraços, pilares e outras características detalhadas demais para serem obras da Mãe Natureza. No entanto, se foram feitas pelo homem, como foram parar 5m debaixo d’água?
© Randy Olson / Nat Geo Creative

Falso Moai, Ilha de Páscoa, Chile

Como os “moai” da Ilha de Páscoa foram criados ainda é um mistério, mas a única estátua deste estilo que está debaixo d’água tem uma origem bem conhecida. Não é nenhuma antiguidade ou coisa parecida. O responsável por ela é o filme produzido por Kevin Costner, “Rapa Nui” (1994). Atualmente, a estátua está situada sobre os corais, algo que deixa os mergulhadores maravilhados.

Via RedBull / BUD

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo