Cientistas utilizaram raio x em pinturas famosas e os resultados são assustadores
Você conhece exemplos de pinturas de dar arrepio? Eu poderia citar alguns nomes de pinturas que me fazem sentir algo de assustador. Mas será mesmo que, ao olharmos uma pintura, sabemos o que o autor realmente quis dizer?
A primeira vista, as 5 pinturas famosas abaixo não apresentam nada de assustador, mas se você olhar mais de perto e ler estes fatos interessantes sobre elas, talvez você se sinta um pouco assustado.
A cena à beira mar por Hendrik van Anthonissen
Por que existem tantas pessoas ali? Parece apenas uma praia normal.
Na verdade, graças ao raio X, especialistas conseguiram desvendar que a pintura inicialmente relatava um grupo de pessoas curiosas quanto à carcaça de uma baleia que estava morta ali à beira da praia. Posteriormente o artista entendeu que ninguém gostaria de ter uma pintura com um animal morto em sua parede e recriou a obra.
Anjo por Jean-Francois Millet
Os camponeses olham desesperançosos para a cesta de batatas. Os tempos são difíceis para a colheita e a tristeza se reflete em suas expressões.
Mas fiquei horrorizado ao saber que os estudos com raio x apontaram que a imagem originalmente relatava pais enterrando seu bebê recém-nascido que havia acabado de falecer.
Preparação da Noiva por Gustave Courbet
De acordo com a opinião geral, esta pintura incompleta descreve a preparação de uma noiva para seu casamento.
No entanto, o raio x mostra que na verdade a moça na foto está sendo preparada para seu funeral ao invés de um casamento, como mostram suas roupas na pintura que foi encoberta.
O Velho Violonista por Pablo Picasso
Muitos conhecem este artista muito famoso em todo o mundo. Mas poucos sabem dos tempos difíceis que ele enfrentou enquanto ninguém comprava seus quadros. Por conta disso teve de cobrir várias de suas pinturas antigas com novas ideias.
O raio x mostra que O Velho Violonista na verdade era uma mãe com uma criança cercada por animais.
Retrato de Jean Jacques Rousseau de Norvins por Jean-Auguste-Dominique Ingres
Os tempos mudam, assim também as ideias, comportamentos societários e normas. O artista pintou um retrato do chefe da polícia de Roma depois que Napoleão conquistou a cidade. De acordo com os estudos, um busto do filho de Napoleão estava ao fundo.
Os tempos mudam, assim também as ideias, comportamentos societários e normas. O artista pintou um retrato do chefe da polícia de Roma depois que Napoleão conquistou a cidade. De acordo com os estudos, um busto do filho de Napoleão estava ao fundo.
No entanto, após a derrota de Napoleão, o artista decidiu esconder o elemento, pois isto poderia colocá-lo em sérios apuros.
Impressionante, não é? Estes fatos interessantes mostram que é importante você conhecer a história de alguma obra antes de comprá-la. Um vaso em sua mesa pode ser, na verdade uma urna para cinzas. Um retrato, por exemplo, pode representar na verdade um funeral. Por que trazer mais negatividade para seu lar?
Via Perfeito
Via Perfeito