Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Descoberto o animal mais velho do mundo

Os cientistas acabam de nomear a espécie com maior longevidade entre os animais vertebrados. É uma criatura que pode viver até 400 anos de idade, quase o dobro do tempo de vida das tartarugas gigantes mais antigas. Estes senhores da longevidade são os tubarões da Gronelândia, Somniosus microcefalia.

Embora os tubarões da Gronelândia não sejam uma espécie recém-descoberta, a sua vida útil absurdamente longa só agora foi descoberta. Julius Nielsen, biólogo marinho da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e uma equipe de colegas pesquisadores, descobriu que os tubarões misteriosos nem sequer atingem a maturidade até os 150 anos. Os tubarões são endêmicos às águas polares frias dos oceanos do Atlântico Norte e do Ártico e podem crescer até 5 metros de comprimento.
“Nós ficamos deslumbrados com a vida útil destes tubarões”, diz Peter Bushnell, biólogo da equipe da Universidade de Indiana.

Embora sabemos poucas coisas sobre o tubarão da Groenlândia, Nielsen desmistificou seus longos tempos de vida através da realização de uma experiência fascinante, com 28 tubarões-mortos acidentalmente pescados por pescadores escandinavos. Usando datação por radiocarbono, a equipe de Nielsen olhou nos olhos dos tubarões para descobrir sua idade.

A datação por radiocarbono é uma maneira inteligente de encontrar a idade de algo através da medição dos níveis únicos de carbono elementar em um material. Você provavelmente já ouviu falar sobre isso em referência à datação de artefatos antigos ou ossos. Veja como funciona o processo: Certos isótopos de carbono ao longo do tempo irão, naturalmente e de forma espontânea, decair. Como os cientistas sabem com que frequência esse decaimento acontece, eles podem dizer o quão velho é algo baseado na sua proporção de átomos de carbono. Quanto mais velho ele é, mais isótopos pesados se transformaram.

Então, por que as lentes dos olhos? Ao contrário de cartilagens, dentes, ou vários outros tecidos, o centro da lente do olho dos tubarões não continua crescendo conforme a criatura envelhece. Isso daria aos cientistas uma leitura falsa. Por exemplo, você pode estar em seu 20s, 40s ou 60s, mas suas unhas e pele teriam meras semanas de idade, que não contariam aos futuros cientistas muito sobre sua idade. Estas lentes oculares do tubarão são formadas de uma proteína formadora de cristais, que é formada enquanto o tubarão está ainda no ovo. 

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo