Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Design do machado é reformulado pela primeira vez em milhares de anos

Parece uma bobagem que a reformulação de uma ferramenta como o machado vire notícia, mas o design desse objeto permaneceu mais ou menos o mesmo por muito, muito tempo. Aliás, caso você não saiba, os primeiros exemplares — já com o cabo — datam do mesolítico, ou seja, por volta de 6 mil a.C. Em outras palavras, os machados mantém o mesmo formato desde que foram inventados pelos nossos ancestrais, lá na pré-história!

No entanto, de acordo com o site Update or Die!, um finlandês chamado Heikki Kärnä resolveu dar uma repaginada no bom e velho machado, lançando uma versão melhorada e mais eficiente da ferramenta. Batizado de “Vipukirves”, o machado de Kärnä, em vez de simplesmente vir com uma lâmina simétrica com os de antigamente, vem um uma lâmina que conta com mais massa em um dos lados.

Essa diferença faz com que o vipukirves não funcione simplesmente como uma lâmina que penetra no tronco. Ao acertar a madeira, o novo machado também exerce uma força lateral que provoca a abertura para os lados, como se fosse uma alavanca. Não entendeu o que descrevemos? Então, confira o vídeo a seguir:
Caso você ainda tenha curiosidade sobre o funcionamento e eficiência do novo machado, assista à — hipnótica — demonstração abaixo:

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo