Encontraram em Israel uma granada de mão de mil anos
Entre um grupo de objetos arqueológicos recentemente entregues à Autoridade de Antiguidades de Israel uma figura marcante foi achada: uma granada de mão do tempo das cruzadas, relata o portal Haaretz.
Os objetos foram coletados pelo falecido Marcel Mazliah, que trabalhou no centro de Orot Rabin, em Hadera, na costa do Mediterrâneo de Israel, desde 1973. Durante vários anos, este amador encontrou uma ampla gama de tesouros arqueológicos no mar, provavelmente perdidos em naufrágios.
A idade exata da descoberta será estabelecida após submeterem o objeto a uma análise de radiocarbono, embora os cientistas sugerem que sua fabricação remonta a cerca de 1.000 anos atrás.
A utilização deste tipo de granada preenchida com combustível, como o famoso “fogo grego” (munição incendiária desenvolvido a partir de uma substância usada pelo Império Bizantino) foi generalizada no “tempo das Cruzadas”, particularmente durante o reinado de dinastia Ayyubid.
O corpo da granada é cerâmico e possui um furo para a passagem do pavio. As armas deste tipo foram preenchidas com líquido inflamável obtidos a partir do petróleo e eram lançadas à mão ou com a ajuda de uma catapulta.