Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Rara serpente escavadora é descoberta nas montanhas do México

Esse ano está sendo excelente para as descobertas de novas espécies de serpentes. A última descoberta vem da Serra de Zongólica, no centro do México, onde os pesquisadores descobriram uma rara serpente escavadora, descrita como um tesouro asteca perdido.

Essa colorida serpente com listras laranjas e pretas, a qual foi denominada Geophis Loranca, vive na grande altitude em montanhas cobertas de nuvens e nevoeiros. Exemplares dessa nova espécie, que têm uns 33 centímetros de comprimento, foram descobertas escondidas na serapilheira ou sob troncos caídos a uma atitude de 1210 e 1700 metros.
Outras 49 espécies de Geophis também foram catalogadas. Essa, que é considerada a número 50, se diferencia da maioria de seus parentes porque possui uma coloração diferente, um menor número de escamas ventrais e dentes. A partir disso, G. Loranca parece muito a outra espécie, G. Turbulento, mas os pesquisadores realizaram análises mitocondriais e de genética nuclear que demonstram que é uma espécie diferente.

Os autores do estudo, que trabalham na Universidade Nacional Autónoma de México e na Universidade Juárez Autónoma de Tabasco, dizem que essa nova espécie tem uma distribuição extremamente limitada. Em um comunicado, advertiram que esse habitat é extremamente vulnerável a destruição, o que significa que essas serpentes seriam susceptíveis a extinção se o seu ecossistema estiver sob ameaça.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo