Tecnologia do Blogger.

domingo, 11 de setembro de 2016

É descoberto o animal mais veloz do mundo

O animal mais veloz do mundo não é quem você imagina, de acordo com um estudo apresentado no domingo, dia 27/04 na reunião científica “Experimental Biology 2014”, em San Diego, nos Estados Unidos. O bicho terrestre mais rápido do mundo, segundo um estudo científico, percorre a distância de 322 vezes o comprimento do seu próprio corpo em apenas um segundo, exatamente, um segundo. Trata-se do ácaro Paratarsotomus macropalpis.

Ele desbancou o antigo recordista mundial: o besouro-tigre australiano, capaz de percorrer 171 vezes seu próprio comprimento em um segundo. Para você ter noção da velocidade, proporcionalmente, isso equivale a um ser humano correndo à uma velocidade de 2.000 km/h.

[ads2]As medidas adotadas condizem com a velocidade que o animal percorre em relação ao tamanho do seu corpo. O guepardo, por exemplo, alcança uma velocidade de cerca de 95 km/h, proporcionalmente, ele percorre somente 16 vezes seu próprio comprimento por segundo.

Um dos estudantes responsáveis por encontrar esse tipo de ácaro e documentar sua velocidade no hábitat natural foi Samuel Rubin, aluno do Pitzer College, na Califórnia.”É muito legal descobrir algo que seja mais rápido que qualquer outra coisa. E apenas imaginar um humano correndo tão rápido, levando em conta seu tamanho, é realmente surpreendente”, diz.
Para Rubin, o estudo sobre como esses aracnídeos conseguem atingir velocidades tão grandes pode inspirar novas tecnologias revolucionárias para a construção de veículos, robôs e outros equipamentos. Esse tipo de ácaro é natural do sul da Califórnia, onde é comumente encontrado em rochas e calçadas.
Para determinar sua velocidade, os cientistas usaram câmeras de alta velocidade no laboratório e também em no ambiente natural dos animais. “Era muito difícil pegá-los e, quando filmávamos ao ar livre, era preciso segui-los de forma incrivelmente rápida, já que o campo de visão da câmera era de apenas 10 centímetros”, conta Rubin.
Gráfico

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo