Beber antes de dormir relaxa, mas piora a qualidade do sono
Getty Images |
Dormir depois de uma bebedeira impede a pessoa de ter um sono reparador, daqueles que nos faz acordar com a sensação de descanso. A pesquisa mostrou que pessoas que costumam beber antes de dormir passam a acordar antes desse momento. Quando isso acontece com frequência, a saúde é prejudicada.
Yohei Sagawa, pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Akita, no Japão, explica que “o álcool afeta a arquitetura do sono em geral."
Para chegar a essa conclusão, Sagawa e sua equipe de voluntários consumiram várias doses de álcool puro antes de irem para a cama, com medidores de frequência cardíaca durante o sono, e aparelhos que estudavam as alterações em seus sistemas nervosos.
- O resultado da avaliação mostra que o consumo leva à insônia, em vez de um bom sono.
Seiji Nishino, diretor do Laboratório de Neurobiologia da Universidade de Stanford, alertou que o consumo habitual de bebida alcoólica antes de dormir pode levar a "consequências negativas para a saúde e várias doenças".
- Acredita-se que tomar uma bebida pode ajudar no sono. Isso só pode ser verdade para algumas pessoas que consumam pequenas quantidades.
Fonte: R7