Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Americano aparece em público após 1º transplante de rosto dos EUA

O primeiro americano a receber um transplante total de rosto fez sua primeira aparição pública após a cirurgia nesta segunda-feira. Dallas Wiens, 25 anos, teve o rosto implantado em março deste ano por uma equipe de 30 pessoas no Brigham and Women’s Hospital de Boston, Massachusetts.


“Meu rosto me parece natural, como se fosse meu mesmo”, disse Wiens, embora tenha admitido que algumas partes de seu rosto ainda estavam inchadas e que precisa continuar com sua reabilitação para reconstruir suas funções nervosas. “Jamais poderei expressar a magnitude do que foi feito, do que me deram”, acrescentou, ao agradecer à família do doador, anônima.

Wiens apareceu rodeado de cirurgiões pouco antes de deixar o hospital. O jovem do estado americano do Texas ficou ferido em novembro de 2008, quando sua cabeça encostou em um fio de alta-tensão. As queimaduras literalmente “apagaram” seu rosto.

A equipe de médicos, enfermeiros e anestesistas trabalharam 15 horas para substituir nariz, lábios, pele, músculos e os nervos que permitem as sensações. A cirurgia, avaliada em US$ 300 mil dólares, foi finaciada pelo ministério americano de Defesa no âmbito de seu apoio à pesquisa para os mutilados de guerra.

O primeiro transplante de face, que incluiu as pálpebras e o sistema lacrimal, foi realizado na França, em junho de 2010.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo