Mulher paga 10 mil dólares por obra de arte invisível
Morro e não vejo tudo 78.234. O Museu de Artes não visíveis, ou MONA, abriga uma variedade de obras de arte invisíveis que só podem ser admiradas pela leitura da descrição do artista. Soa estranho, mas acreditem ou não, alguém realmente pagou US$ 10.000 por uma dessas "obras-primas".
Devo admitir que sempre me perguntei por que algumas pessoas gastam milhares, às vezes milhões de dólares em peças de arte abstrata que se parecem com o desenho de uma criança de 5 anos. Mas novamente vejo que não estou muito inclinado à arte, pois jamais vou entender como uma pessoa pagou quase 16 mil reais por uma obra de arte que ela não pode sequer ver.
"Fresh Air" é apenas uma das obras expostas no Museu de Arte não visíveis, um projeto que tenta levar a arte conceitual para um nível totalmente novo. Há um site oficial e até mesmo um vídeo explicativo, mas basicamente este museu acolhe obras de arte que não existem no mundo físico, ao invés disso eles são apenas imaginados pelo artista.
Então, quando alguém compra uma dessas criações incomuns tudo o que leva é um cartão com uma descrição da obra de arte feita pelo autor e uma carta de autenticidade. Você pode colocar o cartão em uma parede em branco em sua casa ou em uma galeria de arte e descrevê-lo aos visitantes, para que eles possam apreciá-lo também. Aqui está a descrição de "Fresh Air", a obra de arte vendida recentemente:
Uma peça única, só que está à venda. O ar que você está comprando é como um tanque de oxigênio infinito. Não importa onde você esteja, você sempre terá a capacidade de dar uma deliciosa e profunda respirada do ao ar puro com cheiro que a terra pode produzir. Every Breath You Take lhe dá paz infinita e saúde. Esta obra é algo para levar com você, para que possa ser totalmente seu. Porque onde quer que você esteja, você pode se imaginar recebendo o gosto mais bela de ar que está no cume das montanhas ou nos campos ou do lado do oceano, é uma fonte infinita.
A obra de arte não-visível foi adquirida por Aimee Davidson, uma produtora de novas mídias, que, em entrevista explicou por que ela gastou os dez mil em uma obra de arte que ela só pode imaginar:
- "Como produtora de novas mídias, me identifiquei com a ideologia do projeto e fiquei particularmente inspirada na frase 'Nós trocamos idéias e sonhos como moeda na Nova Economia'".
- "A mídia de comunicação social, que é parte integrante da "Nova Economia" da Internet, pós Web 2.0, revolucionou o modo como os artistas criam, promovem e vendem as suas obras de arte. Senti que o ato de compra do "Fresh Air" apoiou a minha tese sobre um conceito que denomino de "you-commerce", que é o marketing e a monetização da própria pessoa, habilidades e produtos através do uso das mídias sociais e auto de radiodifusão por plataformas. Basicamente, eu queria colocar meu dinheiro onde minha boca está."
Fonte: MID