Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Hillier, o lago rosado da Austrália

Não há como ficar indiferente, e de certa forma até boquiaberto, ao sobrevoar a Middle Island, maior conjunto de ilhas e ilhotas do arquipélago de Recherche, Austrália Ocidental.

Ali resplandece o lago Hillier, com cerca de 600 m de comprimento e rodeado por uma borda de sal branco e uma floresta densa de paperbark e eucalipto, que se destaca por uma cor rosa de deixar até a Barbie mareada. A cor da água é permanente, uma vez que não se altera nem quando a água é recolhida num recipiente.

A cor rosa choque do Hillier ainda está sendo pesquisada e até agora nenhum biólogo chegou a uma explicação razoável. No entanto, a explicação mais provável de acordo com alguns cientistas envolve as baixas concentrações de nutrientes e o crescimento de algas como aDunaliella salina e a Halobacterium, encontradas no local.

Uma das primeiras evidências do lago Hillier podem ser rastreadas até as revistas de Matthew Flinders, um navegador britânico e hidrógrafo em 1802. Flinders subiu no morro mais alto da Middle Island (agora conhecido como Flinders Peak) para inspecionar as águas que cercam o local quando se deparou com este lago notável rosa. Exceto por alguns poucos anos quando a extração de sal foi realizada ali, a ilha e seu lago rosa são quase que totalmente intocáveis e, desde então, permitem aos visitantes uma das vistas mais deslumbrantes das maravilhas naturais do mundo.
Fonte: Brasil Univeso Digital / MID

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo