Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O verdadeiro final de Caverna do Dragão

Pra você que está sempre conectado e antenado nas notícias no universo da cultura pop este post pode não ser nenhuma novidade, principalmente no que diz respeito ao final do desenho Caverna do Dragão.

 Muitos são os boatos que sempre se ouviu desde que a grande massa começou a ter acesso à internet. Desde todos os garotos mortos presos no inferno até situações em que apenas uma imaginação muito fértil conseguiu estar onde nenhum ser humano jamais esteve. Por incrível que pareça, ainda leio por aí pessoas que tentam confirmar este boato. Por esse motivo resolvi reviver este assunto nesse post e também relembrar um pouco desse desenho que fez a alegria de muitas pessoas.

A animação

O desenho Caverna do Dragão foi uma produção americana que fez muito sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Baseado nos jogos de RPG cujo nome original é Dungeons & Dragons, a série contou com 27 episódios incluindo três temporadas exibidas seguidamente na televisão americana entre 1983 a 1986. No Brasil é exibido aleatoriamente pela rede Globo até hoje em horários obscuros na programação.

História

A introdução do desenho mostra o grupo de jovens, Hank, Presto, Diana, Bobby, Erick e Sheila, em um parque de diversões, que ao embarcarem numa montanha russa chamada justamente Dungeons & Dragons, acabam entrando num portal que os leva para um outro mundo. Nesse novo lugar, os jovens já aparecem trajando um outro tipo de vestimenta e portando armas mágicas que são recepcionados por alguém que se apresenta como Mestre dos Magos. A partir daí, os jovens passam a enfrentar uma série de aventuras e perigos, sempre tentando encontrar um caminho que os leve de volta para casa. Entretanto, precisam lidar com o maléfico mago Vingador, que quer a todo custo tomar posse das armas mágicas dos jovens com a intenção de destruir o Mestre dos Magos e tomar todo o reino.

A polêmica do último episódio

Como dito no início do post, no final da década de 1990, com o crescimento do uso da internet, um grande rumor começou a circular pela rede em relação ao último episódio da série que teria sido vetado pelos produtores por causa de uma grande revelação que a história mostraria: personagens do desenho já estariam mortos desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram e esse novo mundo seria o inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador duas faces do mesmo ser demoníaco, capaz de oferecer esperança e temor num processo de crescente agonia psicológica. O boato não perdoa nem mesmo a mascote do desenho, a unicórnio Uni, que seria mais uma face do demônio responsável por impedir que os jovens regressassem ao seu mundo.

O boato cresceu de tal forma na virada do ano 2000 que até mesmo os produtores do desenho resolveram se manifestar. O roteirista Mark Evanier chegou a falar para a imprensa que vários finais foram discutidos, mas nenhum produzido de fato. Já o outro roteirista, Michael Reaves, manifestou-se da seguinte forma: “Caverna do Dragão foi um desenho altamente sombrio para a sua época. Nós o levamos o mais longe que era possível para um programa infantil. Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é o demônio ou coisa parecida. Essa história toda é absurda”.

Michael Reaves foi o responsável pelo script oficial do último episódio chamado de Réquiem, porém a série foi cancelada antes que fosse animado.
Sinopse de Réquiem (resumo)

O episódio inicia com os seis jovens enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a batalha, mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento entre os adolescentes. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois: de um lado Eric, Presto e Sheila, que acreditam na proposta do Vingador, e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro lado, que desconfiam da boa intenção do inimigo. Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e revela ser filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para o seu mundo, deixando aí o espaço para uma possível continuação da série.

O final em quadrinhos

Para quem ainda não está convencido com a sinopse de Réquiem pode clicar aqui e ler o script oficial completo do episódio e ainda fazer o download dele. Para quem prefere uma opção mais detalhada visualmente, um brasileiro fã da série criou o último episódio em quadrinhos, a arte é bem parecida com a animação e provavelmente não causará estranhamentos entre os fãs, divirta-se clicando aqui.

Fonte: Brasil Universo Digital / Os Navegadores

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo