Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Por que quando estalamos os dedos faz barulho?

Muitas pessoas fazem essa pergunta e a resposta é muito simples. Cada dobra do nosso corpo corresponde a uma articulação formada por ossos, ligamentos e um tipo de líquido lubrificante. Os ligamentos são como fios que unem os ossos e o líquido lubrificante é o fluido que proporciona o movimento. O barulho que escutamos quando estalamos os ossos é resultado da liberação de gás das bolhas que se formam no interior das articulações.

A essa ocorrência foi dado o nome de “fenômeno da cavitação”. Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas de gases no interior do líquido sinovial devido a uma diminuição da pressão local. Os primeiros cientistas a investigarem esse fenômeno foram Roston e Haines, em 1947.

Através de radiografias os cientistas observaram a formação de uma cavidade logo após o afastamento provocado entre os ossos da articulação metacarpofalangeana. Eles acreditaram que essa cavitação era formada pelo vácuo criado pelo afastamento proposital dos ossos.

Essa tese foi comprovada 25 anos depois por outros cientistas, que foram além e desvendaram a composição química do gás diluído no líquido sinovial. Aproximadamente 80% desse gás é formado por dióxido de carbono, e seu volume corresponde a cerca de 15% do volume da articulação. Foi comprovado que após o estalo, o gás demorava algo entre 30 minutos para se dissolver novamente. Não por acaso, este intervalo é bem próximo ao tempo necessário para que a articulação possa ser estalada novamente.
Fonte: Sou Biruta

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo