Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Você nunca mais irá confiar em seus ouvidos depois de ver isso

Sabemos que os nossos olhos são facilmente enganados, mas o que dizer de nossos ouvidos?

Você acredita em seus ouvidos e nas coisas que ele ouve, ou melhor, transmite para o cérebro interpretar? Confira essas ilusões de áudio incríveis e decida por si mesmo!
A primeira ilusão demonstrada no vídeo é o chamado efeito de McGurk, descoberto acidentalmente na década de 1970 por Harry McGurk. Essa ilusão revela a integração que nossa mente faz, de modo não consciente, de estímulos variados. Em outras palavras, você é levado a acreditar que ouve um fonema enquanto na verdade está ouvindo outro, graças ao modo como nossa visão é capaz de alterar nossa percepção auditiva.
O terceiro exemplo do vídeo, por sua vez, mostra o Paradoxo do Trítono, e funciona melhor com várias pessoas. Nessa ilusão descoberta por Diana Deutsch, os tons contém notas tanto de baixa como de alta frequência, mas cada cérebro possui uma preferência pela qual ouvir, sobretudo se as pessoas são de diferentes localizações.
Em seguida, há o paradoxo de Shepherd, que consiste em um par de acordes soando como se estivessem avançando na escala, embora o par inicial de acordes seja o mesmo que o final.

Depois de ver esse vídeo, já não sei se posso confiar tanto assim em meus ouvidos. Assim como os olhos, eles podem ser facilmente enganados (melhor dizendo, o cérebro como um todo é suscetível a falhas).

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo