Breaking News
recent

Seis mini robôs de 17 gramas puxando um carro de 1.800 kg

Seis robozinhos de 17 gramas são capazes de mover um carro? Pode apostar que sim, por mais estranho que pareça. Uma pesquisa da Universidade de Stanford provou que o feito é possível, graças a um esforço coletivo dos MicroTugs, os seus robozinhos.

Para alcançar o feito, os pesquisadores focaram-se não na força bruta, mas em movimentos sincronizados e precisos executados em harmonia. Isso fez com que, aos pouquinhos, o carro de 1.800 quilos fosse movido com a força dos puxões dos MicroTugs. Seria o equivalente a seis humanos puxando a Torre Eiffel.
“Considerando a dinâmica de equipe, e não apenas no indivíduo, nós pudemos criar uma equipe dos nossos robôs que, como formigas, são superfortes individualmente, mas também trabalham juntos em equipe”, explica David Christensen, um dos membros da equipe do laboratório responsável pelo feito.

Os MicroTugs não são fortes apenas em equipe; eles são projetados para puxarem pesos muito maiores do que os seus, mesmo individualmente. Para isso, a equipe replica atributos vistos no mundo animal. O segredo do sucesso está em um material aderente nos pés dos robôs. O design é inspirado na lagartixa, com sua habilidade de escalada. O adesivo é coberto de minúsculos espinhos de borracha, que possibilitam maior tração para puxar objetos muito mais pesados.

Via Bcurioso
Tecnologia do Blogger.