Tecnologia do Blogger.

sábado, 17 de setembro de 2016

Marte teve água líquida por um bilhão de anos a mais do que se pensava possível

OMars Reconnaissance Orbiter da NASA é uma sonda enviada a Marte em 2005 para investigar se houve água por lá nos dias de glória do planeta vermelho — além, claro, de verificar se não há mesmo nenhum corpo d’água subterrâneo escondido no astro até hoje.

E não é que Marte está entregando surpresas? A sonda encontrou vestígios de uma rede de córregos e lagos formados por neve derretida que ainda estava firme, forte e gelada um bilhão de anos após o fim da era úmida do planeta. A descoberta, feita pela equipe de Sharon A. Wilson, do Smithsonian, foi registrada na revista científica Journal of Geophysical Research: Planets.
(FOTO: NASA/JPL-CALTECH/ASU)

Não resta nem sombra dessa água, claro: o período em que se acredita que Marte foi úmido é muito, muito antigo, o que significa que mesmo essa rede, que durou muito mais do que período “agradável” do astro, já está seco há pelo menos dois bilhões de anos. Mas ela é sinal de que o planeta vermelho pode ter sido habitável por mais tempo do que imaginávamos. Micróbios alienígenas, alguém?

Esse sistema hídrico — com lagos tão grandes que se assemelham em volume de água aosGrandes Lagos, na fronteira do Canadá com os Estados Unidos — ficava em uma área no hemisfério norte do planeta conhecida como Arabia Terra. O lugar, hoje, tem sinais notáveis de erosão e desgaste, e é considerado por cientistas um dos relevos mais antigos de Marte.

Para comprovar as suspeitas, as imagens da sonda foram combinadas com informações coletadas pelo Mars Global Surveyor, também da NASA, e pelo Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA).

“A taxa em que a água fluía por esses vales é consistente com o escoamento de neve derretida”, afirmou Wilson em divulgação da NASA. “Não eram corredeiras, os padrões de drenagem eram simples e não formavam sistemas profundos e complexos como as antigas redes de vales de Marte em uma era anterior.”

Ou seja, até o planeta vermelho em seu último suspiro de lugar habitável teve neve, e você aqui no Brasil continua jogando isopor para o alto para se consolar. 

Via Galileu

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo