Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Um rio desaparece totalmente em menos de dois dias no México

O Rio Atoyac, situado no estado de Veracruz no México, desapareceu completamente em alguns poucos dias. Enquanto os habitantes se inquietam com o desaparecimento dessa importante fonte de água na região, os especialistas acreditam ter encontrado a origem do fenômeno. Milhões de litros d'água desaparecidos em menos de 48 horas. É um estranho evento que impressiona atualmente os habitantes do estado de Veracruz no México. O principal rio dessa região, conhecido pelo nome de Atoyac, hoje está completamente desaparecido. Em apenas dois dias, o curso d'água deu lugar a um caminho seco e cravejado de pedras. 

Os primeiros sinais do desaparecimento do rio surgiram no último final de semana de fevereiro, quando ele parecia diminuir seu fluxo de pouco em pouco. "Segunda-feira, nós percebemos que o curso d'água tinha acabado. Então nós fomos investigar e encontramos um buraco que está impedindo o rio de correr ao longo de seu curso natural", explicou à EFE Juana Sanchez, uma habitante local. Um buraco gigantesco que engoliu as águas do rio Segundo as mídias locais, o buraco mede cerca de 30 metros comprimento por 20 de largura.

Se trata de uma depressão provocada por uma erosão de rochas calcárias presentes no solo. Ao tornar o solo poroso, a erosão provoca um rebaixamento progressivo ou repentino do terreno. Este fenômeno está associado normalmente a chuvas torrenciais ou à circulação de grandes quantidades de água dentro do solo. É um evento frequente em determinadas regiões e pode causar consequências graves, os buracos podem atingir entre um e 600 metros de diâmetro. 

Um desaparecimento com consequências preocupantes Uma equipe de geólogos foi destinada pelo governo afim de descobrir com mais detalhes o que aconteceu. No entanto, os habitantes se preocupam, com razão, com esse desaparecimento que pode ser, segundo alguns especialistas, "irreversível". O problema é que o rio Atoyac é conhecido por ser a única fonte de água da região. 

Assim, mais de 10 mil pessoas dependem dele, para ter acesso à água potável, mas também para irrigar as plantações de cana-de-açúcar, das quais muitos habitantes retiram a maior parte de seu sustento. E o problema pode ser ainda maior se a situação não for controlada. E além disso, o rio Cotaxla, que é alimentado em parte pelo Atoyac, já teria começado a sentir os efeitos desse desaparecimento, segundo as autoridades locais.

Via Gentside

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo