Tecnologia do Blogger.

domingo, 14 de janeiro de 2018

16 perguntas favoritas de passageiros respondidas por um piloto

É mais fácil os passageiros acreditarem em magia do que entender como os humanos podem fazer uma máquina de metal de 1.000 toneladas voar no céu.

O desconhecimento causa medo de coisas incompreendidas. É por isso que muitas pessoas tem medo de voar, e ainda carregam consigo muitas perguntas que gostariam de fazer para os pilotos.

Felizmente, alguns profissionais compartilham as respostas das perguntas que mais fazem para eles. Vem ver.

16. Se a porta é trancada por dentro como alguém pode acessar o ‘cockpit’ de um avião?

Apenas um comissário de bordo do avião sabe o código especial para desbloquear a porta por fora. O código muda em cada voo, e o piloto escolhe um novo comissário em segredo. Em caso de algum problema, somente o comissário escolhido com o acesso pode abrir a porta.

Se alguma outra pessoa tentar abrir a porta, os pilotos podem bloquear a senha.

15. Os pilotos podem ter estilos diferentes, como piercings e barbas?

Não! Mas o motivo é simples, barbas espessas, piercings ou qualquer outro tipo de adereço não permite que os pilotos coloquem as máscaras de oxigênio. Em caso de qualquer problema, os pilotos precisam fixar as máscaras rapidamente, sem nada atrapalhando.

14. O que acontece se os motores pararem de funcionar?

Durante todos os voos, os aviões podem passar as turbinas para o modo de “ponto morto” o que não atrapalha o voo, claro que as turbinas são reativadas assim que a velocidade ou altitude começa a ser comprometida. Casos de parada total das turbinas é muito raro, e mesmo assim existe uma maneira de forçar os motores a voltar a funcionar.

Um caso muito raro aconteceu em 1982 com um boeing 747. O avião acabou passando por cima de um vulcão, e as suas cinzas pararam completamente as turbinas. Mesmo assim, os pilotos conseguiram pousar em um aeroporto próximo.

13. Por quanto tempo as máscaras de oxigênio funcionam?

Muita gente sabe que o nível de oxigênio e a pressão dentro do avião são suportados artificialmente. Mas, se caso houver alguma despressurização, as pessoas começariam a sofrer com hipoxia e perderiam a consciência.

Felizmente as máscaras de oxigênio caem do teto e elas podem funcionar por cerca de 10 a 15 minutos. Tempo suficiente para o piloto descer a uma altitude respirável.

No caso dos pilotos, eles possuem máscaras que duram por um período mais longo, cerca de 90 minutos. Então, mesmo que eventualmente os passageiros venham a desmaiar, os pilotos estarão bem para poder salvar a aeronave.

Outra coisa interessante é que, antes de cada voo, os pilotos checam suas próprias máscaras para se certificar que está tudo funcionando.

12. Os pilotos dormem durante o voo?
Cerca de 56% dos pilotos dormem durante um voo. Felizmente, os pilotos se organizam, sempre tendo um deles no controle. Em casos de voos mais longos, existe a possibilidade de ter até mesmo 2 equipes ou um terceiro piloto.

11. Por que os aviões ficam fazendo círculos antes de aterrizar?

Por mais que isso pareça algo estranho, é uma situação completamente normal. Um avião pode ficar taxiando até que liberem a pista para pouso. As vezes pode ter algum animal ou até mesmo outro avião na pista.

Claro que isso assusta as pessoas, já que nesses momentos todos já aguardam ansiosamente a aterrizagem.

10. Se um bebê nascer a bordo, qual cidadania irá receber?

Essa é uma pergunta muito interessante, e existe algumas opções que podem acontecer. A primeira é que a criança pode ser registrada de acordo com o país que a companhia pertence. O segundo pode ser o país que a criança nasceu durante o voo e o terceiro é no país que o avião for aterrizar.

Na maior parte dos casos, a primeira opção é a escolhida, mas quem faz essa escolha é a companhia aérea levando em conta a lei. Ainda, temos algumas companhias aéreas que oferecem um bônus vitalícios para essas crianças, como viagens aéreas de graça.

9. Um avião pode pousar no modo automático?


Em alguns aviões mais modernos, existe um sistema que orienta o avião até a descida de 1000 pés. No momento do pouso, possui um sistema que deve ser ativado pelo piloto, que realiza de fato a aterrizagem automática. Mesmo sendo um computador efetuando os cálculos, o piloto precisa fazer alguns ajustes manuais para que tudo saia perfeito.

8. Um pouso forçado na água ou no solo – o que é mais seguro?

O pouso forçado depende muito do modelo da aeronave. Na maior parte dos casos, é muito mais fácil pousar o avião diretamente no chão do que na água. Isso porque, na água a aeronave afundará rapidamente, além do impacto ser muito mais destrutível. As estatísticas também apontam que existe uma probabilidade maior de sobrevivência com um pouso no solo.

7. O que os pilotos comem durante um voo?



Cada um dos pilotos comem pratos diferentes, para evitar que os dois acabem sendo intoxicados por algum alimento. Além disso, os pilotos comer em horários diferentes, tudo para garantir a segurança de ambos no ar.

6. Os pilotos podem voar junto aos passageiros?

Sempre existe a possibilidade de que um piloto precise voar de um aeroporto para outro como um passageiro, porém, se estiver de uniforme, não pode usufruir dos mesmos benefícios que os passageiros de fato, como comer, usar fones de ouvido e assistir a TV. Isso poderia assustar os passageiros.

Quando eles precisam viajar, eles se sentam ou no cockpit junto aos outros pilotos, ou em assentos isolados na primeira classe.

5. O que é pior: bater em um pássaro, estar em uma tempestade de chuva com granizo ou ser atingido por um raio?
Os raios muitas vezes atingem os aviões em pleno voo, mas os passageiros nem percebem. Claro que existem casos bem raros, que raios ocasionaram apagões em aeronaves. Mas, os pilotos são treinados para reiniciar o sistema de elétrica e restaurar a energia, sem afetar o voo.

Agora, pássaros apresentam um risco maior do que se imagina. Se uma ave chega a entrar em uma turbina, pode destruí-la e causar um incêndio. Além das turbinas, as aves também apresentam risco para os para-brisas, que podem se quebrar com o impacto. Mas, fique tranquilo, existe um gerador de ruído nas aeronaves que assustam os pássaros, e evitam esses acidentes.

Já voar em uma tempestade de granizo é muito perigoso, porém a equipe de solo facilmente as prevê e os pilotos conseguem evitar ter que passar por elas.

4. Por que existem espirais nas turbinas?

Muita gente pode não saber, mas uma turbina pode funcionar sem gerar ruído algum, e por causa disso, vários acidentes fatais já aconteceram.

Por isso, as espirais foram desenhadas, para que as pessoas visualmente percebam que as hélices ainda estão em movimento ou não.

3. Uma pessoa comum consegue pousar um avião?

Se o avião for moderno, existe uma possibilidade muito grande de que alguém consiga pousar a aeronave, devido aos recursos automáticos presentes. Claro que ela irá precisar de ajuda do solo para instruções.

Se o avião for um modelo mais antigo, sem esses recursos tecnológicos, as coisas ficam um tanto quanto complicadas.

2. Por que eles não dão pára-quedas aos passageiros?

Provavelmente todo mundo já deve ter se perguntado do porque isso não acontecer de fato. Não seria muito mais seguro se todos os passageiros estivessem usando um para-quedas? A resposta é simples, NÃO!

No momento de um problema ou acidente, as pessoas se apavoram, e aí que começaria o risco. A maior parte das pessoas, mesmo com instruções, não iriam conseguir pular em segurança, abrir o para-quedas em tempo hábil e sem falar no pouso. Então, as companhias aéreas não poderiam simplesmente se arriscar a fazer isso. Imagine, a quantidade de pessoas pulando de um 747 por causa de uma falta de energia, e depois de todo mundo ter pulado, o avião continuasse intacto no ar. Então, melhor continuar assim.

Não podemos deixar de comentar que, você já viu o custo de um para-quedas? São caros demais.

1. Os pilotos tem medo de voar?

Você sabia que o maior acidente aéreo da história não aconteceu no ar, mas no chão. Foi em 1977, quando dois aviões acabaram colidindo na pista e 583 pessoas morreram.

Ainda, estatisticamente falando a maioria dos incidentes acontecem nos primeiros 3 minutos depois da decolagem, e nos 8 minutos antes do pouso. E ainda, 95,7% de pessoas que estiveram em acidentes aéreos sobreviveram. Então, TUDO BEM.

Mas, se quer uma dica, procure se sentar na parte de trás do avião, a cerca de 5 poltronas das saídas de emergência. É o lugar mais seguro das aeronaves.

Bônus: Nós devemos aplaudir pilotos?

Quem é que não gosta de ser elogiado, não é mesmo. Os pilotos ficam felizes quando os comissários contam que a aterrizagem causou aplausos dos passageiros. Em alguns dos casos, os pilotos vão até a porta de saída, para receber os parabéns pessoalmente.

Então, sim, vale dar uma barrinha de chocolate de presente para o piloto que esteve com sua vida nas mãos.

E se você tivesse a oportunidade de fazer alguma pergunta para um piloto, qual seria? Escreve para a gente nos comentários abaixo.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo